fotografia com uma equipe de diferentes pessoas sentadas, voltadas ao mesmo lado, batendo palmas a um líder de sucesso que não aparece na imagem. O texto diz: 4 atitudes que um líder de sucesso tem. Maria Varinieri, orientação profissional e de carreira, Porto Alegre.

Você conquistou um cargo de liderança. E agora?

Você estudou, trabalhou, batalhou… e deu certo: você assumiu um cargo de liderança. Parabéns! Agora começa uma nova jornada – a de não ser apenas um gestor, mas um verdadeiro líder de sucesso. A liderança vai exigir de você habilidades para motivar, engajar e influenciar pessoas. 

Neste artigo, você vai conhecer uma estratégia para se tornar um ótimo líder, que alcança resultados ao mesmo tempo que mantém a satisfação da sua equipe. Vem comigo!

O que você vai encontrar neste artigo:

Abrace a mudança

Quando escolhemos uma carreira, nos comprometemos com uma direção a seguir. Independentemente dos desvios no caminho, temos uma certeza: vontade de crescer e evoluir. 

No trabalho, esta evolução se dá pela mudança de cargo e funções ao longo do tempo. E isso é bom, pois aceitar novos desafios e responsabilidades aumenta a nossa capacidade de acumular capital humano e riqueza. Neste trajeto profissional talvez o maior marco de uma evolução é quando nos tornamos líderes, assumindo um cargo de supervisor, coordenador ou gerente. 

Não é à toa que muitos profissionais buscam por isso em suas carreiras corporativas. Além da vontade de crescer e se desenvolver, tornar-se um(a) gestor(a) vem acompanhado de um aumento de remuneração.

Mas, é preciso reconhecer que…

Nem todo líder tem um cargo de liderança

Você pode ser (ou precisar ser) um líder de sucesso sem ter um cargo de liderança e sem ter uma equipe. Muitas empresas hoje acabam definindo que os colaboradores também assumam responsabilidades semelhantes às de um líder. É o caso, por exemplo, de um cargo de especialista que exerce a liderança de um time de analistas juniores ou assistentes. Este é um exemplo de profissional que não possui um cargo de gestão formal, mas exerce atividades de liderança, sendo responsável pelo desenvolvimento de pessoas menos experientes.

Se a sua profissão atualmente demanda habilidades de treinar, motivar, engajar e influenciar pessoas, então você deve se preocupar em se desenvolver como líder.

A seguir, você encontra conselhos sobre o que deveria fazer para ser um(a) líder bem-sucedido(a), levando em conta a minha experiência como líder e mentora de líderes. 

Nela você provavelmente terá seu conhecimento e autoridade desafiados, seja pela própria equipe, ou até mesmo pelos novos pares e colegas. Por isso, estar atento a algumas questões como as que traremos ao longo deste artigo pode vir a te auxiliar a enfrentar melhor certas adversidades.

Fotografia de uma mulher feliz, com roupa corporativa: uma líder de sucesso. Na imagem, o texto: 04 atitudes de um líder de sucesso: conheça-se bem; tenha genuíno interesse por sua equipe; estude e se aproprie de diferentes estilos de liderança; comunique-se de forma objetiva e transparente. 
Observação da Maria: pensei em fazer uma imagem elencando e destacando estas 4 dicas como estão escritas acima. Depois vem o texto abaixo explicando cada uma delas.

1. Conheça-se bem

A primeira estratégia, e a mais básica para alguém que está se tornando líder, é conhecer-se muito bem. Saber quais são seus pontos fortes, e quais não são, é fundamental para compreender onde você terá maior ou menor dificuldade e que tipo de situações ou problemas você tem maior habilidade para lidar. 

Este artigo sobre quanto a sua personalidade é capaz de evoluir explica como crescer naquilo que você já é bom, enquanto este outro fala sobre as forças de caráter e traz um conceito da Psicologia Positiva para te ajudar a desenvolver virtudes muito úteis em cargos de liderança.

Saber as qualidades que te levaram a assumir uma liderança pode ser fácil. Você tem os feedbacks recebidos e servem como base do que vinha fazendo bem e de quais atitudes sua empresa valorizava. Agora, caso não tenha recebido este tipo de retorno mais formal, ao te colocarem na posição de gestão, devem ter esclarecido para você o que fez com que te escolhessem para este novo cargo. 

Se, mesmo assim, você entender que não tem essas informações tão claras, terá sempre a opção de perguntar, para quem te colocou nesta função, sobre os motivos ou as qualidades que te alçaram a ela. O importante é que você saiba por que foi colocado lá, até para saber o que esperam da sua liderança.

Mapeie os desafios do seu novo papel de líder

O mais desafiador, no entanto, será reconhecer suas características, suas atitudes ou comportamentos que podem ser um entrave para as novas responsabilidades Saber quais dificuldades você terá, em termos de recursos pessoais, é mais complexo do que entender as qualidades que te tornaram um gestor. 

Então um olhar sincero para aquilo que você não faz tão bem ou tem mais dificuldade de fazer ou de lidar, também é fundamental para o novo líder. Vá atrás do seu “calcanhar de Aquiles”. Esteja ciente dele (ou deles, se você identificar mais de um). 

É importante olhar para o que te trouxe até aqui e reconhecer suas fragilidades, mas sua preocupação deve estar voltada para a nova função. Sua perspectiva agora é outra. Você não pode pensar com a cabeça de quando era um protagonista funcional, responsável apenas pelo próprio desempenho. Sua visão agora deverá ser mais sistêmica, ampliada, preocupando-se com mais elementos – como as pessoas da sua equipe e o resultado que você quer entregar a partir dela. E é sobre isso que vamos conversar agora.

2. Conheça sua equipe

Você não é mais o centro das atenções. Agora, o centro são as pessoas que trabalham contigo. Quando você ocupava um nível profissional, preocupava-se somente consigo mesmo. No nível de gestão, ocupando um cargo de liderança, você se preocupa com os outros e com o desenvolvimento deles, tentando ajudá-los a desenvolver um comportamento empreendedor

Ter genuína curiosidade sobre os membros da sua equipe será um elemento-chave para o seu novo cargo. Você só faz gestão daquilo que conhece – não é isso que dizem na administração? Pois então, como uma nova liderança você precisará entender suas histórias, suas trajetórias, seus pontos fortes e fracos, seus comportamentos, suas motivações e seus valores e interesses. Como você pode ver, não é pouca coisa.

E, para conhecê-la, aprenda a ouvir ativamente

Todo esse conhecimento vai ser útil para que você se relacione com cada uma das pessoas. Com ele você saberá com quem terá mais facilidade ou dificuldade no trato. Cada um vai te demandar de um jeito. Por isso, é bom saber o que você tem em comum com cada membro do time. Coisas que você se identifica e que te aproximam, mas também coisas que te distanciam e diferenciam. O desafio maior é saber lidar justamente com as diferenças. Estas podem potencializar os resultados que vocês atingem, mas também podem afundá-los. Vai depender da sua capacidade, enquanto líder, de administrá-las.

 Imagem em vetor com uma líder que mostra um gráfico para os colaboradores. Na imagem, o texto: “O desafio maior é saber lidar justamente com as diferenças. Estas podem potencializar os resultados que vocês atingem como time, mas também podem afundá-los.” Maria Campos Varnieri, orientadora profissional e de carreira, Porto Alegre.

A dica aqui é você treinar a sua escuta. Aprenda a ouvir mais porque, quando precisar falar, aquilo que você diz poderá ser mais assertivo e corresponderá melhor aos anseios da sua equipe. Sua fala passará a ser melhor considerada. Escrevemos em um outro artigo sobre a escuta ativa – a arte de escutar. Se você tiver interesse, pode mergulhar mais profundamente no assunto. 

3. Estude e aplique diferentes estilos de liderança

O tema liderança é muito estudado no mundo dos negócios e existe uma grande quantidade de conhecimento sobre o assunto. Existem muitas teorias sobre estilos de liderança, trazendo tipos e jeitos diferentes de exercer esse papel. Você precisa conhecer todos? Não! Porém, é importante que você saiba que há várias formas de atuação. 

O recomendado é que você se mantenha sempre atualizado, adquirindo novos conhecimentos, para que possa evoluir na forma como você faz gestão. Ao entrar em contato com diferentes tipos de conhecimento, você vai se identificar mais com uns e menos com outros, adaptando e construindo o seu próprio estilo no processo. Manter-se atualizado sobre diferentes estilos de liderança vai te dar repertório. 

Você vai adquirindo recursos para enfrentar os desafios que qualquer cargo de liderança exige. Já escrevemos aqui sobre alguns destes estilos de liderança, como a liderança situacional e a liderança transformacional

O que te trouxe até aqui não é o suficiente para te levar adiante

Ao assumir o novo cargo, você aceitou sair da sua zona de conforto. Por isso, a nova situação vai exigir preparo, esforço e estudo. Aquilo que você fazia bem, no cargo que ocupava antes, pode não ser mais tão útil. No novo cargo de liderança, serão necessárias outras habilidades. Por isso, você precisará treinar e praticar. As habilidades anteriores poderão, claro, facilitar a prática das novas. 

Até você ampliar sua autoconfiança nas novas habilidades, a tendência é você voltar a fazer aquilo que já fazia antes. Em uma situação nova, desconhecida, é natural que se busque retomar um certo controle. É por isso que voltamos a fazer o que estamos acostumados. Tenha cuidado e procure sempre manter-se atento às suas novas responsabilidades – sua cabeça precisa estar no novo cargo, não no anterior.

4. Seja objetivo e honesto na sua comunicação

Uma qualidade comum às relações humanas, ao mesmo tempo muito subestimada e, me arrisco a dizer, pessimamente utilizada, é a comunicação. Entendo que ela é um dos elementos-chave de qualquer relacionamento e uma das soft skills mais importantes para líderes. Infelizmente não a utilizamos muito bem. No ambiente organizacional ela deveria ser melhor valorizada, principalmente na hora de ter conversas difíceis.

Uma das formas disso acontecer é as lideranças estimularem seu uso adequado. Entendo que o líder dá o tom do que a empresa valoriza ou cuida dentro de uma cultura organizacional, e é o principal responsável pela retenção de talentos. Então, a comunicação adequada deveria começar por essa camada profissional. Se você é um líder de primeira viagem, que acabou de assumir essa posição de destaque, deveria se preocupar em dar o exemplo e melhorar a forma como você próprio se comunica. Ser objetivo e transparente nas mensagens que passa para a sua equipe faz parte do uso adequado desta habilidade.

fotografia de uma equipe de colaboradores sentados de frente para a câmera, segurando cartazes com pontos de interrogação, em posição de questionamento e desafio. Na imagem, o texto: “Como nova liderança, você provavelmente terá seu conhecimento e autoridade desafiados, seja pela própria equipe ou pelos novos pares e colegas. Estude e aprimore sua comunicação para lidar com as adversidades.” Maria Varnieri, consultora profissional e de carreira, Porto Alegre.

A assertividade de um líder de sucesso influencia seus resultados

O grau de assertividade da sua comunicação com qualquer pessoa deveria ser uma preocupação constante porque influencia diretamente nos resultados que você espera atingir. Assegure-se de que a sua mensagem foi bem entendida por quem a recebeu. Isso significa checar o que o outro entendeu daquilo que você comunicou. 

Escrevemos sobre a comunicação não-violenta, um conceito muito útil e apropriado para qualquer relação que estabelecemos, e direcionamos este tema especialmente para quem ocupa funções de liderança. O conceito é bem claro e objetivo, mostrando como podemos nos comunicar de maneira mais eficaz e positiva com as outras pessoas. 

Como qualquer nova habilidade, é preciso treino. Os resultados com certeza virão. Acredito que a CNV, como é chamada, pode te ajudar a encarar este novo desafio. Neste artigo tem inclusive um teste que você pode fazer para compreender o seu estilo de comunicação.

Melhores livros para quem deseja ser um líder de sucesso

As recomendações acima são apenas algumas dicas que costumo dar para o líder que está estreando nesta função. Obviamente existe uma série de outras recomendações que podem ser dadas para quem assume este desafio. A liderança não vem apenas como um reconhecimento de algo positivo que você construiu enquanto profissional até então. Ela é recheada de responsabilidades importantes tanto para o negócio quanto para as pessoas que fazem parte dele. Minha recomendação é que você leve a sério o compromisso que te foi passado. Busque desenvolvimento. Estas duas dicas de leitura são uma ótima forma de começar: “Os primeiros 90 dias – estratégias de sucessos para novos líderes”, de Michael Watkins, e “Não tenha medo de ser chefe”, de Bruce Tulgan.

fotografia de uma pessoa em cargo de liderança, lendo um livro para aprimorar suas habilidades. Na imagem, o texto: “Melhores livros para novos líderes: os primeiros 90 dias, de Michael Watkins, e Não tenha medo de ser chefe, de Bruce Tulgan”. Maria Varnieri, consultora profissional e de carreira, Porto Alegre.

Quem é a autora: Maria Varnieri

Sou consultora especializada em carreira e auxilio profissionais em diversas situações profissionais, utilizando minha vasta experiência no mercado de trabalho para ajudá-los a conquistar seus objetivos. Com serviços como o Treinamento & Desenvolvimento, Coaching Empresarial e Programa de Mentores, oriento novas lideranças a darem seus primeiros passos nesta nova etapa da carreira. Acesse as páginas dos serviços para descobrir qual deles é o mais indicado para você!

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