Personalidade Evolucao Desempenho Carreira

Quanto alguém é capaz de evoluir? Como a personalidade influencia na carreira.

No decorrer deste artigo você vai descobrir que dependendo da habilidade que você quer desenvolver em si mesmo ou em colaboradores e equipes, você pode ter um grande êxito ou mínimo êxito. Você também vai conhecer mais sobre personalidade e comportamento e vai entender onde deve focar para ter resultados cada vez melhores na sua carreira ou na gestão de pessoas.

Escrevi este artigo porque, enquanto consultora, escuto frequentemente essas perguntas nas empresas: 

  • Quanto é possível aumentar a capacidade de um time?
  • Como desenvolver uma equipe com desempenho extraordinário?
  • Quanto tempo leva para desenvolver uma equipe de alto desempenho?
  • Quanto será preciso investir em treinamento e desenvolvimento?
  • Como evitar frustrações após todo o investimento em desenvolvimento humano?

E percebo que dúvidas semelhantes aparecem nos atendimentos individuais:

  • É possível desenvolver esta ou aquela habilidade?
  • De quanto tempo preciso?
  • Quanto vou investir?
  • E se no final de todo esse movimento eu não atingir o grau de evolução que desejo ou que preciso?

Então, convido-o(a) a ler até o final e descobrir estas respostas!

O que você vai encontrar neste artigo:

Quanto o Comportamento e a Personalidade podem evoluir?

O que é Personalidade

O que é Comportamento

A Principal Influência na Evolução e Desempenho

Desenvolvimento e evolução: próximos passos.

Quanto o Comportamento e a Personalidade podem evoluir?

Quando falamos em desenvolvimento, primeiramente é preciso pensarmos em dois elementos que podem ser confundidos entre si – a personalidade e o comportamento

O que ambos têm a ver com evolução profissional? A partir da análise da personalidade e do comportamento podemos prever o quanto uma pessoa é capaz de se desenvolver e evoluir?

Quando consideramos temas como desempenho profissional e carreira é preciso entender suas diferenças.

O que é Personalidade

São as nossas características e as nossas qualidades. Segundo Allport¹, “a personalidade é o que o homem realmente é”. Podemos entender então que a personalidade consiste naquilo que é mais típico e característico da pessoa, como por exemplo, os valores, crenças, sentimentos, pensamentos. Ela é fruto da nossa genética, das experiências que temos na infância e é consequência também da influência de nossos principais cuidadores.

O que é Comportamento

É a forma como agimos, ou seja, quando colocamos em prática pensamentos, sentimentos, crenças e valores. Embora seja decorrência de nossa personalidade, o comportamento pode ser adaptado, modelado e aprendido conforme o contexto. Pode ser modificado ao longo do tempo.

A Principal Influência na Evolução e Desempenho

Para a Psicologia, compreender traços de personalidade é uma excelente forma de predizer o comportamento ou o desempenho profissional. Quando levamos em conta a personalidade, conhecemos de forma mais profunda quem a pessoa é. 

Se olharmos apenas para o comportamento, consideramos os ajustes, adaptações e aprendizagens, ignorando muitas vezes a sua essência. E conhecer esta essência é fundamental para um processo de desenvolvimento ou de desempenho profissional.

Entender a personalidade serve para compreendermos o nosso próprio potencial, ou seja, onde vamos investir em termos de desenvolvimento, para, assim, obtermos maiores resultados. 

Uma pesquisa realizada na Universidade de Nebraska junto ao Instituto Gallup descobriu que quando a gente foca em nossos pontos fortes, evoluímos muito mais do que se focarmos nos pontos mais fracos. 

Inicialmente a pesquisa tinha por objetivo aumentar a capacidade de leitura dos alunos a partir da utilização de três técnicas de leitura dinâmica. Foram 6 mil alunos, divididos em 2 grupos: 

  1. os que que liam em média 90 palavras por minuto 
  2. os que liam 350 palavras por minuto. 

Após três anos de estudo, o primeiro grupo passou a ler 150 palavras por minuto, aumentando em 67% a sua capacidade. Enquanto o segundo grupo passou a ler 2.900 palavras por minuto, expandindo em 729% a sua capacidade.

O estudo concluiu que a evolução de cada grupo nada teve a ver com o tipo de técnica de leitura dinâmica empregada. 

Contudo, descobriu-se que quando a gente procura evoluir naquilo que já temos facilidade, nossa possibilidade de crescimento é 11 vezes maior do que se investirmos naquilo que não somos tão bons. 

Assim, a gestão por fortalezas passou a ser reconhecida como uma forma de potencializarmos o desempenho humano.

Ao mesmo tempo, isso não significa que devemos deixar de investir em nossos pontos fracos. É possível evoluirmos estes pontos sim, porém nos demandam muito mais energia e temos um potencial de evolução menor. Ou seja, vai me custar mais e vou colher resultados menores do que se focar em desenvolver habilidades que são mais naturais à minha personalidade.

Desenvolvimento e evolução: próximos passos.

O autoconhecimento é necessário em qualquer tipo de desenvolvimento profissional ou de carreira. Saber quem somos e como nos comportamos é imprescindível para evoluirmos e tomarmos decisões sobre o nosso futuro que estejam alinhadas com os nossos objetivos. Se você é um profissional buscando evoluir na sua carreira, realizar objetivos e metas, sabe que o caminho é o desenvolvimento.

Existem duas formas em que posso ajudar você a se desenvolver e alcançar seus objetivos profissionais: 

  • No Coaching de Carreira você vai conhecer melhor a sua personalidade, compreender seu potencial e alinhar seus objetivos profissionais ao desenvolvimento do que combina mais com o seu jeito de ser.
  • Na Orientação Profissional e de Carreira você vai se conhecer melhor, vai entender os desafios atuais na sua carreira, tomar decisões e/ou fazer escolhas importantes na vida profissional com base naquilo que é mais natural para o seu perfil.

Entre em contato e conversaremos melhor sobre esses temas!

De onde saíram essas ideias

Allport, Gordon. Personality: a psychological interpretation. Constable. 1971.

As diferenças entre personalidade e comportamento – Portal. (n.d.). Instituto Brasileiro de Coaching. Visitado em Julho 19, 2023, site: https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/diferencas-entre-personalidade-comportamento/ 

Gestão por fortalezas, o que é e como fazer I People & Results. (n.d.). People & Results. Visitado em, Julho 19, 2023, site: https://peopleandresults.net/gestao-por-fortalezas-o-que-e-e-como-fazer/ 

Hall, Calvin; Lindsey, Gardner & Campbell, John. Teorias da Personalidade. Artmed. 2000.

Notas:

¹ Gordon Allport: psicólogo americano que introduziu o conceito de “traços” na Teoria da Personalidade, elementos que nos tornam únicos, que nos confere individualidade e que nos diferencia uns dos outros.

×

Olá, Posso Ajudar?

Clique para iniciar uma conversa no WhatsApp

× Posso te ajudar?