5 Tipos de Pessoas: Como saber disso impacta no seu Crescimento Profissional!

São 5 impulsores ou compulsores que impactam diretamente na forma como as pessoas agem, tornando-se típicos no dia-a-dia do trabalho, interferindo principalmente no relacionamento com as pessoas. Saber que tipo de pessoa você é, conhecer quais são os seus ‘comportamentos automáticos’, permite acelerar a sua evolução e performance.

Todos nós temos um pouco de cada um deles, mas geralmente apresentamos predominantemente um ou dois mais marcantes – que são manifestados de forma mais frequente. Especialmente em contextos de pressão ou estressantes, reconhecer qual ou quais você apresenta mais intensamente significa entender melhor como você contribui para as sua relação com outras pessoas e, consequentemente, para a sua performance profissional. 

Você se reconhece em alguma destas situações?

  1. Você é aquele que acelera os outros? Ou que acaba estipulando mal o tempo das coisas por achar que tudo vai dar tempo de ser feito?
  2. Ou você é aquele que tem dificuldade de dizer não e está sempre colocando panos quentes pelo “bem geral da nação”
  3. Pode ser que você seja o que tem dificuldade de ouvir os outros por entender que está sempre certo de tudo e que tem todas as coisas sob controle
  4. Pode ser ainda que você seja o que vive acumulando atividades por entender que vai dar conta de tudo
  5. Ou pode ser aquele que é super esforçado e está sempre pronto para assumir mais um problema e a dar conta de mais um “pepino”.

É importante salientar que um compulsor não é melhor ou pior do que outro. Todos podem ser úteis ou atrapalhar as suas relações, dependendo do contexto e da intensidade com que se manifestam. 

Outro aspecto fundamental é justamente reconhecer qual é mais comum em você para que avalie se está sendo apropriado às pessoas e ao ambiente em que você está. 

As relações influenciam o seu crescimento profissional

Ao falarmos de desenvolvimento profissional, é fundamental que a gente perceba e compreenda como convivemos com as outras pessoas. Qualquer profissional que deseja crescer e evoluir, certamente precisará olhar para a forma como estabelece suas relações ou no mínimo como contribui para elas. 

Uma das formas de estarmos mais felizes, completos e, portanto, produtivos no trabalho é quando existe troca com as outras pessoas, ou seja, quando há algum nível de relação humana. Você conhece o seu estilo de se relacionar? Ou reconhece a mensagem que passa nas relações que estabelece? 

Para compreendermos melhor este “estilo” ou jeito predominante de se comportar, uma das formas é olharmos para ele via Análise Transacional. Um dos temas levantados por este modelo psicológico e que ajuda a conhecermos a forma como agimos, tem a ver com o conceito de compulsores estudado por Taibe Kahler que contribuiu bastante para a teoria de Eric Berne. 

5 Tipos de Comportamento

Compulsores é o que induz a um determinado comportamento ou ação. Segundo a teoria, os compulsores são frutos de crenças que formamos a partir das mensagens recebidas de nossos cuidadores durante os anos da nossa formação, além das nossas experiências e do que vivemos durante a infância. Kahler classificou essas mensagens em 5 tipos que se manifestam predominantemente nas pessoas.

5 tipos de pessoas, tipo de pessoa - compulsores ou impulsores, comportamentos automáticos

Tipo de Pessoa 1: Apresse mais

É aquela pessoa que está sempre acelerada e costuma fazer as coisas em uma velocidade maior do que as demais. Por ter um ritmo mais rápido e ágil, acaba também deixando para fazer as coisas na última hora. São pessoas que estimam mal o tempo que leva as coisas. Como acham que fazem tudo rapidamente, podem, por vezes, se perder na própria previsão. É aquele tipo de pessoa que gosta de sentir a pressão do tempo, gosta de saber que tem prazo para finalizar suas ações. Costuma, por isso mesmo, assumir muitas coisas ao mesmo tempo. 

Qual é o resultado disso? Pessoas assim costumam “dar ritmo”para as demais, aceleram aqueles que não possuem o mesmo ritmo interno do que elas. Além disso, acabam, por vezes, estimando mal o tempo e predeterminando prazos incompatíveis com a realidade. 

Tipo de Pessoa 2: Agrade mais

São aquelas pessoas que gostam de agradar os outros. Por isso, geralmente são muito educadas, subservientes e costumam fazer de tudo para ver os outros bem. Estão constantemente buscando aprovação e aceitação dos outros porque possuem um sentimento constante de procurarem ser úteis. Contudo, o lado menos positivo disso é que também costumam levar as críticas para o lado pessoal, magoando-se facilmente. Outro aspecto deste compulsor é que são pessoas que têm dificuldade em se posicionar, em dar limites e dizer não.

Tipo de Pessoa 3: Seja perfeito

São pessoas que buscam a perfeição em tudo que fazem e por isso acabam por controlar os outros, justamente para que saia tudo de acordo com os seus padrões de perfeição. Acabam por ter mais dificuldade em incluir contribuições ou percepções de outros. Pessoas com este tipo de compulsor, “sobem a barra” dentro de um grupo e mostram tendência de levar seus padrões para outras pessoas.

Tipo de Pessoa 4: Seja forte

Neste grupo estão as pessoas que não suportam o fracasso e por isso se dedicam ao máximo ao fazerem suas atividades. Geralmente são pessoas muito lógicas, que no caos, mantêm o raciocínio e a razão. Ao mesmo tempo, são pessoas mais reservadas, mais distantes, com dificuldade de pedir ajuda, uma vez que entendem que são capazes de dar conta de tudo sozinhas. Não gostam de mostrar suas vulnerabilidades. Uma das consequências disso no ambiente de trabalho é que acumulam atividades e tarefas. São pessoas muito ocupadas, sempre com coisas para fazer. Trabalham muito bem sozinhas.

Tipo de Pessoa 5: Esforce mais

São as esforçadas, aquelas que se voluntariam para qualquer atividade e que gostam de problemas. Geralmente aguentam bem a pressão. Porém, têm mais dificuldade para se expressar e deixar as coisas claras, se comunicam de forma confusa. Possuem dificuldade com a objetividade, pois tudo é muito difícil dentro delas. Quando pegam algo para fazer, mergulham na tarefa, vão a um nível mais alto de detalhes e se aprofundam mesmo. O aprofundamento que dão justifica o esforço que tiveram que empregar para entregar o que precisam. Pessoas assim geralmente acabam cobrando o mesmo dos outros, e elevam a régua para os demais.

5 Compulsores: Entenda qual é o seu Estilo marcante e Desenvolva a sua Carreira

Como a sua forma de funcionar está influenciando o meio e as pessoas com as quais trabalha? Saber como você influencia o ambiente e as pessoas ao seu redor faz parte de entender o seu papel dentro daquele contexto. Reconhecendo a sua contribuição, pode, portanto, ajustar melhor seu comportamento na direção do resultado que deseja atingir.

Quer ajuda para entender como o seu estilo pode alavancar a sua carreira? Preencha o formulário no final da página de Orientação Profissional e de Carreira ou Coaching de Carreira para aprofundarmos melhor esta conversa.

De onde saíram essas idéias

×

Olá, Posso Ajudar?

Clique para iniciar uma conversa no WhatsApp

× Posso te ajudar?