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As Soft Skills mais Valorizadas pelas Empresas

Aumente a sua empregabilidade, desenvolvendo as soft skills mais valorizadas pelas empresas! Saber tudo sobre a função que você desempenha não é mais o suficiente. Algumas habilidades já estão no topo das prioridades de recrutadores. E não há habilidade técnica que compense a dificuldade de trabalhar com uma pessoa que deixa o clima pesado e não sabe colaborar com a equipe. Neste artigo você vai entender o que são as soft skills, quais são as primeiras que você deve desenvolver e como fazer isso. 

O que são soft skills?

Soft skills é um termo em inglês que significa habilidades comportamentais. São aquelas competências que dizem respeito às aptidões de uma pessoa para lidar com acontecimentos, situações e emoções desafiadoras no dia a dia. 

Essas habilidades são transversais e por isso impactam diretamente no ambiente de trabalho, complementando o desenvolvimento técnico necessário para o trabalho.

As 6 Soft Skills mais procuradas pelas empresas

 entrevista de emprego, contratação, sucesso. As soft skills são essenciais para quem deseja conseguir melhores posições no mercado de trabalho. “As soft skills são essenciais para quem deseja conseguir as melhores vagas no mercado de trabalho”.

Conseguir as melhores vagas de emprego depende também de ter determinadas soft skills. Se você ainda não sabe disso, já está atrasado. Nos últimos anos, essa tendência só cresceu. Por isso, esse é um tema com o qual todo profissional que deseja evoluir na carreira, que tem um mindset de crescimento, precisa estar atualizado. 

Hoje, a proposta é que você pare para pensar sobre quais soft skills você deseja desenvolver. As competências que você encontra na lista abaixo são as mais relevantes – as primeiras que os recrutadores e lideranças avaliam em um colaborador. 

Esteja aberto e disposto a pensar em outros comportamentos, ampliando seu repertório. Considere o tipo de pessoa que você é para definir as próximas habilidades que você precisa ter no seu repertório. Afinal, sua personalidade também influencia nos caminhos da sua carreira!

Uma dica é buscar na memória feedbacks recentes que tenha recebido, seja de sua gestão ou de colegas e amigos. Outra opção, caso não tenha feedbacks recentes, é buscar novas opiniões de pessoas que te conhecem, interagem contigo e possam avaliar seu comportamento.

Vamos lá?! 

Confira as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho!

#1 Habilidades interpessoais e intrapessoais

Aquelas competências que estão presentes quando compreendemos a nós mesmos e aos outros. Entender e perceber emoções e sentimentos, nossos e de outras pessoas, facilita a colaboração, a resolução de conflitos e, inclusive, a liderança. A arte da escuta ativa, aliás, é um dos comportamentos mais importantes para os líderes. 

As habilidades interpessoais e intrapessoais têm a ver com a famosa inteligência emocional e influenciam na forma como nos comunicamos. Elas estão presentes nas tomadas de decisões, ao lidarmos com desafios e ao superarmos as pressões do dia a dia.Quando estamos cientes do nosso lado emocional e percebemos o dos outros, nos alinhamos melhor às necessidades de todos os envolvidos. Também nos tornamos mais aptos a dar e receber feedbacks, por exemplo. Isso nos ajuda a enfrentar desafios dentro das relações de trabalho, melhorar nosso desempenho e facilitar o desenvolvimento de um currículo atrativo no longo prazo.

No ambiente de trabalho, colegas conversando e se ouvindo ativamente com uma expressão de atenção, escuta ativa e colaboração. soft skills interpessoais e intrapessoais.
Praticar a escuta ativa é uma das formas de criar relacionamentos interpessoais mais profundos. Ela também é sinal de inteligência emocional.

Como desenvolver a inteligência emocional

Desenvolver a inteligência emocional começa com a coragem de sentir e nomear as nossas emoções. Durante o dia, preste atenção no seu comportamento e nas sensações que vão surgindo dentro de você ao desempenhar tarefas ou interagir com outras pessoas. Mantenha um caderno por perto e vá anotando os pensamentos que surgem sempre que possível, buscando compreender o efeito dos acontecimentos e a origem do que você sente. 

#2 Comunicação

Tudo o que envolve a conversa ou troca de informações com outras pessoas. Ela não se limita apenas à comunicação falada – a postura corporal e os gestos, por exemplo, também são integrantes do processo de comunicar algo a alguém e fazem muita diferença na hora de ter conversas difíceis

Essa habilidade é fundamental para construir e manter relações interpessoais com qualquer pessoa, sejam elas colegas, chefias, clientes ou fornecedores. Aqui o essencial é transmitir informações de forma clara e eficaz, adequando sua linguagem à situação, ao mesmo tempo em que você escuta ativamente o que a outra pessoa está dizendo. A comunicação é tão importante que geralmente está diretamente relacionada com o sucesso profissional, fazendo parte de um mindset de crescimento. Quem se comunica de maneira eficaz é capaz de estabelecer relacionamentos mais sólidos, diminui a possibilidade de conflitos e influencia positivamente os demais.

Pessoas conversando, comunicação, conversa. “Soft Skill Comunicação: Uma comunicação direta, cordial e clara é essencial tanto ao conversar com outras pessoas quanto nos textos escritos durante o desempenho das funções.”
Uma comunicação direta, cordial e clara é essencial tanto ao conversar com outras pessoas quanto nos textos escritos durante o desempenho das funções.

Como desenvolver a comunicação:

Na comunicação falada, treinando a escuta. Procure dar prioridade ao que o seu interlocutor está tentando te comunicar e ouça sem pressa e sem ficar pensando em uma resposta enquanto ele fala. O importante é focar a sua atenção. Na comunicação escrita você pode treinar revisando os textos que escreve, buscando sempre deixar a mensagem cordial, agradável e o mais clara e sucinta possível. 

#3 Empatia 

É o exercício de buscar perceber a situação que está sendo vivida por outra pessoa, para além da sua própria experiência pessoal. A empatia é uma habilidade significativa e tem a ver com construir relações de confiança. A partir dela, sua fala e sua escuta trabalham juntas para estabelecer conexões.

Não há quem não queira ter uma relação positiva, construtiva e profissional, transparente com seus pares ou liderança, especialmente quando se trabalha em time. Esse comportamento ajuda a construir uma ampla rede de contatos e parcerias duradouras.

duas mulheres no ambiente de trabalho, de mãos dadas, com semblante calmo e acolhedor - ilustração do que é empatia.
A empatia é a arte de colocar-se no lugar do outro. Ela fornece bases para uma relação de confiança.

Como desenvolver a empatia: 

Pausando as reações automáticas ao interagir com outras pessoas, para que você possa primeiro considerar de qual ponto de vista parte a ação ou fala de alguém. Em posições de liderança é importante tentar entender como um acontecimento ou decisão afeta os colaboradores. No conflito com um colega, tente entender qual é a dor ou problema que a pessoa está tentando comunicar e privilegie a comunicação não violenta.

#4 Trabalho em equipe e colaboração

Tem a ver com a capacidade de trabalhar com outras pessoas visando um objetivo comum. Atualmente existem muitas formas de trabalho colaborativo e interdisciplinar, promovendo constantemente a troca de ideias, a resolução conjunta de problemas e, por sua vez, a criatividade. 

Pessoas com habilidade de trabalhar colaborativamente estão mais propícias a atingir seus objetivos e a contribuir com os resultados das organizações. Tudo isso resulta em alta produtividade e na satisfação com o trabalho.

Equipe feliz, trabalhando em colaboração, com post-its colados no vidro em um ambiente de trabalho.
Não importa a profissão, um profissional de sucesso precisa ser capaz de trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas.

Como desenvolver a colaboração

Que tal buscar os colegas para desenvolver aquele projeto que você estava pensando em fazer sozinho(a)? O clichê é sempre verdade: duas cabeças pensam melhor do que uma! Algumas pessoas têm o instinto de resolver tudo sozinhas, mas envolver outras pessoas pode trazer novas perspectivas e deixar o trabalho mais leve. Experimente adicionar essa prática ao seu comportamento!

#5 Pensamento Crítico

Pensamento crítico significa lidar com problemas e desafios de forma estratégica e analítica. É a capacidade de tomar decisões com base em informação e reflexão, com autonomia e consciência, considerando diferentes cenários e possibilidades tanto dentro da função em que você atua quanto em relação à sua carreira. Isso inclui ouvir diferentes pontos de vista que contribuam, colaborem ou até questionem aquele que você já tem. 

Profissionais que questionam, que possuem curiosidade por compreender outros conceitos, além daqueles já bem estabelecidos, acabam promovendo a inovação. Essas competências também os tornam mais resilientes, porque não esmorecem diante da primeira barreira.

Uma executiva mulher olhando para o notebook e para um relatório, pensativa - ilustra o que é pensamento crítico.
Análise estratégica, autonomia e capacidade de tomar decisões: tudo isso faz parte do desenvolvimento de um pensamento crítico.

Como desenvolver o pensamento crítico

Comece a ponderar os prós e contras de qualquer situação. Sempre que precisar tomar uma decisão ou definir qual caminho seguir, considere: você tem todas as informações necessárias para dar o próximo passo? Há algum ponto de vista que você está ignorando? Quais são os resultados possíveis das suas escolhas?

#6 Flexibilidade e Adaptabilidade

No mundo corporativo tudo acontece rápido: a mudança é a única certeza. Aqueles profissionais com capacidade de se ajustar, de se adaptar e acompanhar os movimentos são os mais valorizados! 

Quem não fica parado, demonstra uma atitude protagonista e procura desenvolver novas habilidades ou conhecimentos, especialmente os relacionados à tecnologia, se tornam indispensáveis. Geralmente quem tem esse comportamento também faz uma leitura mais rápida do cenário atual e de seus possíveis desdobramentos. Manter-se atualizado não apenas com o que acontece no seu segmento, mas no mercado como um todo, é essencial! 

Quem se adapta está mais apto a permanecer em sua organização em cenários incertos ou de mudança. Além disso, são líderes mais resilientes que conduzem equipes capazes de enfrentar altos e baixos.

Uma equipe reunida tomando decisões frente a incerteza - ilustração do significado de adaptabilidade e flexibilidade.
Num ambiente dinâmico, tudo muda em um segundo. É essencial saber recalcular a rota para acompanhar os movimentos do mercado. 

Como desenvolver a adaptabilidade

Para melhorar essa competência, inclua na sua rotina o acompanhamento de mudanças e tendências na economia, na tecnologia e na sua área de atuação. Isso ajuda a treinar você para o fato de que os cenários estão em constante movimento – e aos poucos fica mais fácil aceitar as “surpresas” que aparecem no dia a dia. 

Leia também: Benefícios do Comportamento Empreendedor para profissionais e para as empresas

E agora, duas perguntas: Como você avalia estas habilidades em si mesmo? Existem outras que você gostaria de aprimorar?

Preciso de ajuda para desenvolver soft skills!

Se você é um profissional atento ao próprio desenvolvimento e quer crescer e evoluir na carreira, existem alguns métodos e ferramentas que podem facilitar esse processo. O Coaching de Carreira tem o framework certo para mapear suas soft skills e fornecer um retrato claro do que ainda precisa ser desenvolvido. Se é a sua organização que precisa de uma abordagem holística e humanizada para o desenvolvimento da equipe, nós também contamos com Coaching Empresarial, programas de treinamento e desenvolvimento elaborados conforme a necessidade do negócio.

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