A área de Recursos Humanos (RH) ou Gestão de Pessoas é o que conecta e integra todas as pessoas que trabalham em uma organização. Um dos objetivos do RH é fortalecer a relação entre os colaboradores e consequentemente entre as áreas, influenciando para uma maior motivação, colaboração e produtividade do negócio. Pelo departamento ter essa importância, o gerente de RH assume muitos desafios. Os desafios podem ser ainda maiores quando o profissional tem pouca experiência no cargo. Se você assumiu recentemente a liderança de RH e isso está te deixando preocupado, este artigo pode ajudar.
Conheça os principais desafios que pode enfrentar na gestão de recursos humanos e descubra como o processo de mentoria pode auxiliar seu desenvolvimento e evolução dentro do RH.
Principais Desafios do Gestor de RH
Os 4 maiores desafios da área de RH no Brasil
O estudo O cenário do RH no Brasil (2022)¹ aponta para quatro principais desafios enfrentados por líderes de recursos humano:
- Desenvolvimento de lideranças (58.7%)*
- Cultura organizacional (51.7%)*
- Automação de processos (44.5%)*
- Desenvolvimento de pessoas (33.4%)*
*Percentual dos profissionais entrevistados afirmam ter este desafio.
Os 4 maiores desafios da área de RH no Mundo
O interessante é que os resultados no Brasil combinam com os da pesquisa Top 5 Priorities for HR Leaders in 2023², realizada globalmente pela consultoria americana Gartner Group.
A pesquisa revela que os gestores estão principalmente preocupados com:
- Desafios relacionados à eficácia das lideranças (60%).
Segundo os gestores entrevistados, as abordagens de desenvolvimento de líderes não os prepara adequadamente para o futuro do trabalho.
- Gestão de mudanças e o impacto da transformação digital (53%)
O segundo maior desafio da área dos gestores de RH é o gerenciamento de mudanças para lidar principalmente com o impacto contínuo das transformações digitais, incertezas econômicas e tensões políticas.
- Atenção com a experiência do colaborador (47%)
Em terceiro lugar está a atenção com a experiência do colaborador, mencionado por 47% dos respondentes da pesquisa.
Como Enfrentar os Desafios da Área de RH
Estes e outros desafios apontados nas duas pesquisas provocam os profissionais de RH a buscarem por soluções que ajudem suas empresas a lidarem com eles. Na minha opinião, a resposta está em desenvolver-se cada vez mais e melhor.
A área está sendo ocupada cada vez mais por gente jovem.
A pesquisa da ABRH mostra o cenário demográfico dos profissionais de RH no Brasil:
- 15.6% têm até 30 anos
- 41% têm de 31 a 40 anos
- 26.2% têm de 41 a 50 anos
- 12.7% têm de 51 a 60 anos
- 4.6% têm mais de 60 anos
Com esta quantidade de gente jovem na área (até 40 anos), como estes profissionais podem acelerar seu desenvolvimento e assim dar conta cada vez melhor dos desafios que, como vimos, não são poucos e nem fáceis?
A mentoria pode ser uma das possibilidades de evolução destes jovens profissionais de rh.
Como a Mentoria em RH ajuda o Gerente de RH a vencer os desafios
A mentoria acontece quando um profissional com expertise em uma área específica (mentor) compartilha seus conhecimentos e bagagens com outro menos experiente (mentorado). É, portanto, um instrumento de desenvolvimento e tem como base a conexão entre duas pessoas na qual uma ajuda a alavancar a carreira da outra. Neste processo, o mentor e o mentorado trocam percepções e reflexões sobre a experiência de cada um através de um exercício de empatia e muita escuta ativa.
Na mentoria, o principal responsável pelas pautas e demandas é o mentorado. Por ele ser o principal interessado, espera-se do profissional a iniciativa para procurar o mentor ou para trazer os temas que serão discutidos. A pauta não é do mentor e sim daquele que buscou este apoio e orientação. Por isso não deve haver medo ou receio de levantar dúvidas, questões e/ou trazer dificuldades.
A mentoria de rh funciona como ferramenta de desenvolvimento e evolução profissional porque auxilia no processo de aprendizagem de uma pessoa inexperiente em determinado tema ou situação. Como algumas de suas vantagens podemos apontar:
- A mentoria amplia o seu autoconhecimento.
- Acelera a sua curva de aprendizado, aumentando as suas chances de sucesso e estimulando seu crescimento profissional.
- Você recebe feedbacks francos e construtivos, porque o foco é a sua evolução.
- Você recebe apoio e é encorajado pelo seu mentor a assumir tarefas, projetos e outras oportunidades e situações que o desafiem.
- Ao assumir estes desafios, com o suporte de seu mentor, você ganha visibilidade e exposição em seu contexto de trabalho, criando e ampliando futuras oportunidades profissionais.
- Você possui alguém “de fora” do seu problema, que pode olhar com distanciamento para a sua situação atual e sugerir possíveis novos caminhos.
- Este “olhar de fora” identifica também armadilhas, o que diminui certos riscos e serve como uma espécie de proteção.
- Todos estes aspectos levam a uma melhor tomada de decisão.
- Você assume riscos com maior segurança e com menos medo de errar.
- Eleva a sua autoestima, confiança e autoeficácia.
- Tem mais condições emocionais e técnicas de encarar desafios e, portanto, mostrar resultados
Se você trabalha na área de RH e está buscando um mentor, saiba como posso te ajudar através da Mentoria em RH. Tenho certeza de que a nossa troca será muito rica, tanto para você, quanto para mim. O meu processo de mentoria acontece em três fases. Clique e saiba como a mentoria de carreira para profissionais de RH contribuirá para o seu desenvolvimento.
👉Dica de Leitura: Para saber mais sobre Mentoria, leia os artigos: Mentoria de Carreira: O que é? Como Funciona? | Recursos Humanos. Mentoria Empresarial e seus Benefícios para o Negócio, Líderes e Equipes.
De onde saíram essas ideias
- OLIVEIRA, Sidnei. Mentoria. Editoria Integrare, 2015.
- BLANCHARD, Ken & DIAZ-ORTIZ, Claire. Mentor-Minuto: Como encontrar e trabalhar com um mentor e as vantagens deste relacionamento. Editoria Best Business, 2018.
- Top 5 Priorities for HR Leaders in 2023. Gartner for HR. Actionable and objective advice to tackle top HR challenges. 2023
- O Cenário do RH no Brasil (2ª edição). Pesquisa ABRH e Umanni. 2022
Notas:
¹O cenário do RH no Brasil. Pesquisa foi conduzida pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) em parceria com a Umanni (uma HRTech, startup da área de RH) e publicada em 2022. O objetivo foi compreender os principais desafios da área de RH no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 900 profissionais do setor de recursos humanos.
²A Gartner Group ouviu, neste estudo, 800 gerentes de RH de 60 países diferentes e atuantes nas principais indústrias do mundo.