Hoje, mais do que nunca, o desenvolvimento de soft skills (habilidades psicossociais) é fator essencial para o sucesso da liderança. A falta delas pode prejudicar a performance e os resultados que o líder deseja alcançar na carreira.
É comum no mundo corporativo o debate sobre as qualidades ideais de um bom líder. Bem como é intensa a busca por lideranças que somem à sua experiência técnica habilidades de cooperação e empatia, por exemplo. De acordo o estudo Global Talent Trend, do LinkedIn, a característica mais desejada em um líder é uma mentalidade orientada por um propósito e pelo cuidado. Essa é uma evidência do quanto as equipes estão atentas se os líderes demonstram preocupação com a saúde mental no ambiente de trabalho.
Neste artigo, você vai compreender a importância das soft skills na prática da liderança.
O que você vai descobrir neste artigo:
Soft Skills devem ser uma das principais prioridades das Empresas
As soft skills são tão importantes para os profissionais quanto para os negócios. Ter maior densidade de talentos com soft skills impacta no dia a dia das empresas, uma vez que estas habilidades estão relacionadas a:
- qualidade da comunicação entre as pessoas;
- eficiência do trabalho em equipe;
- agilidade para se adaptar às mudanças, mesmo em cenários desfavoráveis;
- habilidade de apresentar ideias criativas;
- capacidade de solucionar problemas;
Neste momento as empresas já descobriram que as habilidades pessoais são qualidades essenciais porque estão relacionadas à alta performance e à inovação.
Diplomas e certificados há muito vêm sendo usados como evidências de habilidades técnicas e sua importância segue grande. No entanto, o crescimento de empregos nos quais as habilidades de lidar com pessoas são mais requeridas é uma tendência.
As empresas valorizam as soft skills porque elas influenciam a produtividade e lucratividade, contribuindo diretamente para o sucesso do negócio. Sem contar que as habilidades intra e interpessoais geram harmonia e melhoram a convivência entre as pessoas, impactando positivamente o contexto de trabalho para as pessoas.
Líderes com habilidades psicossociais são Líderes Completos!
Um líder completo é aquele que sabe aliar seus conhecimentos técnicos às suas competências comportamentais. Ao gerenciar uma equipe, ele lida com pessoas de diferentes perfis, experiências e modos de trabalho. Ter habilidade de usar a empatia, a comunicação, a inteligência emocional, associadas a outras soft skills, o ajuda a encontrar as melhores soluções para os desafios diários.
Saber trabalhar sob pressão, manter a calma diante de situações difíceis e tomar decisões seguras e ágeis são características que todo líder precisa desenvolver. A velocidade das mudanças no mundo dos negócios impõe à liderança a capacidade de se adaptar rápido e guiar a equipe nestas transformações, superando desafios e adversidades.
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Como um líder pode desenvolver suas Soft Skills
De acordo com Peggy Klaus, autora do livro “The Hard Truth About Soft Skills” (A dura verdade sobre as soft skills – tradução livre), a maioria dos profissionais aprende da maneira mais difícil que precisa melhorar suas habilidades socioemocionais. E isso acontece geralmente não conseguem avançar suas carreiras. São nestes momentos de bloqueio que percebem a falta destas habilidades.
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Além disso, as soft skills são difíceis de se desenvolver, pois envolvem mais do que conhecimento, curso ou certificado. Elas abrangem toda a experiência psicossocial de uma pessoa, o que também faz com que sejam habilidades mais complexas de serem ensinadas ou assimiladas. Ou seja, não há uma fórmula pronta para ter mais soft skills. Estas capacidades são, normalmente, adquiridas por meio das experiências vividas ao longo do tempo.
Como são habilidades comportamentais, desenvolver uma soft skill, muitas vezes, envolve um processo individual e interno de autoconhecimento e autorreflexão, no qual o líder busca enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal. É por si só um processo de melhoria contínua. Neste sentido, o desenvolvimento de competências socioemocionais demanda prática diária e interação com as outras pessoas.
A melhoria das soft skills é possível de acontecer por meio de coaching, prática que pode ser combinada com outros métodos. A terapia, por exemplo, é um deles. Outra maneira de praticar ainda mais suas habilidades sociais é quando você assume uma posição de mentor de outro profissional. O importante é buscar o seu desenvolvimento e ir atrás de ferramentas que te ajudarão a entrar em contato com suas habilidades psicossociais. Agora, muitas vezes a própria empresa oferece formas de ampliação das soft skills para seus profissionais, principalmente para suas lideranças.
No ambiente corporativo, o desenvolvimento de soft skills geralmente envolve treinamentos que evidenciem o valor de características como inteligência emocional, comunicabilidade, motivação e flexibilidade e a própria liderança. A formação de mentores pode ser também um outro recurso. Em todas elas as lideranças aprenderão mais sobre si mesmas e terão oportunidade para desenvolver novas formas de comportamento.
De onde saíram essas idéias
KLAUS, P. The hard truth about soft skills. Collins Publishers, 2008.
Global Talent Trend (Outubro de 2022 – LinkedIn): Estudo das principais tendências do mundo corporativo conduzido pelo LinkedIn (maior rede social profissional utilizada atualmente) a partir de entrevistas com líderes de empresas, especialistas e análise das informações e dados da própria plataforma.
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