Para dar conta de uma função tão desafiadora quanto a liderança, em um mundo cada vez mais complicado como o mundo BANI, não existe saída: é preciso que você, líder, seja altamente motivador. E a Liderança Transformacional é perfeita para te ajudar nessa missão!
A liderança é um conjunto de ações feitas para influenciar e apoiar outras pessoas e grupos a atingirem seus objetivos.
Em uma empresa isso significa que o líder deve estar atento tanto aos resultados que o negócio precisa apresentar, quanto às relações humanas que se desenvolvem enquanto esses resultados são perseguidos.
Como fazer isso com sucesso? Antes de mais nada, tendo domínio sobre si mesmo. Isso significa que o primeiro passo da liderança é embarcar em um processo de autodesenvolvimento. O segundo é escolher seu estilo de liderança. Entre tantos estilos possíveis, esse artigo vai te ensinar a desenvolver o meu favorito: a Liderança Transformacional.
O que você vai encontrar neste artigo:
- O que é a Liderança Transformacional
- O perfil do líder transformacional
- As características de um líder transformacional
- Pratique a liderança transformacional
- O que a empresa ganha com esse estilo de liderança
- O caminho para se tornar um Líder Transformacional
O que é a Liderança Transformacional?
A liderança transformacional é um modelo muito positivo, usado para inspirar outras pessoas porque incentiva a inovação e a criatividade, ajudando a construir equipes mais produtivas e menos sujeitas ao estresse!
Esse conceito teve início no livro Rebel Leadership: commitment and charisma in a revolutionary process, escrito em 1973 pelo sociólogo James V. Downton. Mais tarde, em 1978, ele foi desenvolvido pelo historiador e cientista político James Macgregor Burns no livro Leadership.
O que Burns defende é que o líder se aproxime dos liderados a partir de uma comunicação inspiradora, buscando desenvolver a equipe através do seu desempenho. Para ele, esses dois lados – líder e liderados – se ajudam porque têm um objetivo comum. Por meio da inspiração, o líder eleva a moral e a motivação do time, criando com ele uma conexão – o que ainda o ajuda a reter talentos.
Bernard M. Bass foi ainda mais longe no livro Leadership and Performance na década de 80. Destacando a capacidade do líder de motivar as pessoas, ele faria com que elas não apenas executassem suas atividades e tarefas, mas também entendessem sua importância e valor para a empresa. Nesse modelo, todos trabalham por objetivos comuns!
A Liderança Transformacional se baseia na inspiração e no exemplo que o líder passa para a sua equipe. Ele serve como estímulo para que as outras pessoas também busquem o melhor de si para atingir os resultados e objetivos. Aqui a autonomia desenvolve um papel muito importante, já que um líder inspirador também é capaz de orientar e capacitar a equipe para executar e transcender suas atividades diárias.
O perfil do líder transformacional
Como se tornar um líder transformacional? Exercendo influência sobre as pessoas de 3 formas diferentes:
- Deixando claro os objetivos da empresa: os colaboradores precisam saber exatamente quais são esses objetivos, para que possam fortalecer seu protagonismo e se comprometer a alcançá-los.
- Valorizando os interesses do grupo sobre os pessoais: isso significa dar prioridade ao que o time definiu como importante e o líder precisa estar disponível para que o trabalho possa ser bem executado.
- Satisfazendo as necessidades dos colaboradores: como você já sabe se acompanha os artigos aqui do blog, cada colaborador tem uma personalidade e um perfil de trabalho distintos e cada um precisa de diferentes formas de ser estimulado para alcançar uma alta performance. Essas diferenças devem ser consideradas – assim como técnicas como a escuta ativa e a comunicação não violenta – pelo líder que se propõe a ser transformacional.
As características de um líder transformacional
A partir das 3 ações acima, existem algumas características – além das soft skills – que não podem faltar em uma liderança transformacional:
Visão Estratégica
É a capacidade de enxergar além do futuro imediato. Como líder transformacional, você precisa identificar as tendências, oportunidades e desafios do próprio negócio. Como líder, você precisa estudar, pesquisar e procurar saber cada vez mais sobre o mercado ou segmento da empresa em que atua. Ao ter essa visão macro, deve ser capaz também de definir objetivos de curto, médio e longo prazo para a sua equipe.
Colaboração e Trabalho em Equipe
Aprecie o trabalho feito em conjunto, onde cada membro do time contribuiu para chegar no resultado esperado! Em uma equipe, cada pessoa faz a sua parte, utilizando os próprios conhecimentos, aprendizagens e recursos pessoais. Incentive essas habilidades e estimule a preocupação e a troca com os outros, ao invés da competição interna. Assim a energia de cada um é colocada a serviço de um bem comum, o que só faz aumentar a potência da equipe para atingir bons resultados.
Interesse pelo desenvolvimento das pessoas
O comprometimento com o desenvolvimento e crescimento da equipe é um atributo imprescindível no líder transformacional. Você precisa ajudar as pessoas a identificarem os próprios potenciais e propósitos e os orientá-los para que evoluam continuamente. Comprometa-se com feedbacks honestos, transparentes e construtivos. Trate com transparência seus colaboradores para que saibam onde podem melhorar. Como líder transformacional, você deve estar presente, acompanhar e observar seu time em ação – ao mesmo tempo em que dá autonomia e espaço quando necessário. Isso pode tornar você mais apto a reter seus melhores talentos.
Pratique a liderança transformacional!
Se você está acostumado a liderar de forma mais tradicional, sem sair muito da zona de conforto, a transição para esse novo estilo de liderança pode não acontecer tão naturalmente. Procure exercitar a liderança transformacional e se transforme em um líder que engaja a partir deste conjunto de atitudes:
- Busque sempre novos conhecimentos e aprendizados
- Mantenha-se atualizado
- Pense a longo prazo
- Identifique oportunidades de inovação para seu negócio ou área
- Comunique assertivamente responsabilidades e metas à sua equipe
- Escute-os atentamente
- Conheça as necessidades de cada um
- Conecte estas necessidades às da organização
- Dê feedbacks transparentes e construtivos
- Alinhe expectativas
- Ajude no planejamento de carreira das pessoas
O que a empresa ganha tendo líderes transformacionais?
Não são apenas os colaboradores e os líderes que colhem os benefícios desse estilo de liderar. O líder transformacional tem impacto direto no clima da empresa porque contribui substancialmente para a motivação das pessoas! Esta motivação gera maior comprometimento delas com os objetivos do negócio e influencia também no grau de satisfação com o trabalho.
Este tipo de liderança é vista como proativa e positiva: ela vai além do que se espera do líder e da sua equipe. São pessoas que se empenham em desenvolver outros indivíduos e os estimulam a dar o melhor de si, atingindo níveis mais elevados de performance.
O líder transformacional integra os colaboradores ao negócio, ou seja, aproxima pessoas da organização! Ele consegue transformar a maneira como os indivíduos se relacionam com o próprio trabalho e estimulam a autonomia, a criatividade e a inovação.
Além disso, líderes transformacionais são capazes de resolverem problemas mais complexos por serem visionários, estrategistas, inovadores e, ao mesmo tempo, preocupados com as pessoas. E fazem tudo isso enquanto proporcionam um clima mais leve e saudável para todos.
O caminho para se tornar um Líder Transformacional
Se você se identificou com o tema e quer ampliar o próprio desenvolvimento enquanto líder, aumentando sua empregabilidade, consulte o serviço de Coaching de Carreira. Agora, se você quer levar este desenvolvimento para a sua organização e maximizar o crescimento de suas lideranças, recomendo os serviços de Coaching Empresarial e o de Treinamento e Desenvolvimento. Invista na evolução das pessoas e do seu negócio!
De onde saíram essas ideias
- DOWNTOWN Jr, James V. Rebel Leadership. Commitment and charisma in the revolutionary process. Free Press, 1973.
- BURNS, James M. Leadership. New York: Harper & Raw, 1978.
- BASS, Bernard M. Leadership and Performance beyond expectations. Free Press, 1985.