Escutar ativamente significa respeitar o potencial e a capacidade do outro.
O que você vai descobrir neste artigo:
- O que significa escutar ativamente
- O que acontece quando a Liderança não tem uma escuta ativa
- Benefícios da Escuta Ativa para Líderes
- Você, líder, crescendo junto com a sua equipe
- Coloque em prática a Escuta Ativa
A audição, sabemos, é um dos sentidos humanos. Então, escutamos de maneira automática. Não precisamos pensar antes de ouvir alguém que fala, assim como também não é preciso ter a consciência ativa no ato de degustar uma comida, por exemplo.
Justamente por ser um dos principais sentidos, muitos de nós não ouve com a intenção de realmente escutar. No livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen Covey, o autor, faz a reflexão de que a nossa intenção de ouvir o outro é apenas para responder ao interlocutor.
A escuta, portanto, é uma habilidade subestimada e para exercitá-la é preciso que a gente saia do piloto automático. Quando devidamente exercida, todas as partes saem ganhando porque cada pessoa envolvida na interação floresce, cresce e amplia a conexão entre si.
No contexto profissional a escuta deveria ser muito mais valorizada e amplamente trabalhada, por todos, principalmente pelos líderes e mentores. Todo ser humano gosta de ser ouvido e a escuta ativa é parte essencial do exercício da liderança. É durante conversas mais significativas que os líderes aprofundam o conhecimento sobre sua equipe.
O que significa escutar ativamente
Carl Rogers, reconhecido psicólogo americano da Teoria Humanista, uma abordagem centrada na pessoa, acreditava que o terapeuta deveria auxiliar o cliente a solucionar seus problemas a partir da exploração de seus próprios recursos pessoais. Um dos principais recursos utilizados pelo terapeuta para facilitar este processo é a escuta ativa. Escutar seu paciente ativamente favorece, segundo Rogers, as potencialidades da própria pessoa.
Saber conversar e saber perguntar
Para escutar ativamente é preciso conversar e perguntar bem. Estabelecer um bom diálogo implica ausência de interrupções desnecessárias. Muitas vezes, se prestarmos bem atenção, ao ouvir duas pessoas conversando, percebe-se logo inúmeros cortes feitos pelos interlocutores. Temos o hábito de nos manifestarmos sem deixar a outra pessoa finalizar o seu raciocínio e argumentos. Se prestarmos mais atenção ainda, inclusive em nós mesmos, quando conversamos com outros, geralmente enquanto os ouvimos, já estamos pensando em como respondê-los. É comum, portanto, pensarmos em como contrapor o outro lado, ou mesmo, complementar a fala da outra pessoa. Algumas pessoas podem, ainda, pensar que possuem melhores argumentos ou ideias e, assim, querem logo deixá-las claras, rebatendo e invalidando, por vezes, a exposição do outro.
Escutar ativamente significa respeitar o potencial e a capacidade de outro indivíduo. Tem a ver, desta forma, com sentimento de compaixão, de generosidade, atenção e de comprometimento.
Demonstre o Interesse genuíno pela conversa
Ao mesmo tempo, não significa absorver passivamente o que a outra pessoa diz e sim procurar compreender os fatos trazidos e as emoções ali presentes. Ao invés disso, realmente querer saber mais sobre o quem fala com você e perguntar coisas que importam, não apenas o trivial. É mostrar-se (e estar de fato) interessado com o que ele/ela diz. O que implica também curiosidade e ausência de arrogância. A escuta ativa cria condições para uma verdadeira conexão que somente é possível quando não há críticas, avaliações, disputas e lições de moral.
Não é uma habilidade fácil, requer hábito e costume uma vez que para praticá-la você precisa silenciar a própria voz, mesmo que momentaneamente. Escutar com atenção é como qualquer habilidade a ser desenvolvida, é preciso intenção, vontade, esforço e orientação.
O que acontece quando a Liderança não tem uma escuta ativa
Para quem está em uma posição de liderança, na ausência da escuta, as pessoas se afastam e, pior, deixam de discordar de você. Elas simplesmente desistem de uma interlocução. A ausência desta troca empobrece a busca de alternativas para resolução de problemas, o que pode ter grandes implicações nos resultados que você, enquanto líder, entrega para sua organização.
Além disso, se você não escuta, também não pergunta, não investiga, não procura entender o que se passa com as pessoas de seu time. O elemento da curiosidade não é estimulado. Isso ajuda a mandar um sinal para as pessoas de que a liderança não se importa com elas.
Como consequência, seus liderados deixam de se abrir com você, de buscar conselhos e orientações. Além de também deixarem de considerar as suas ponderações. Desta forma, este time deixa de contar com o seu líder porque as pessoas se importam com quem as escuta verdadeiramente.
Segundo Carl Rogers as nossas emoções costumam ser os nossos piores inimigos quando tentamos ser bons ouvintes. Saber ouvir, portanto, implica em autocontrole e autoconhecimento.
Benefícios da Escuta Ativa para Líderes
Solução de problemas
Acredita-se que a escuta ativa é essencial para o crescimento e desenvolvimento porque ela cria condições para o insight. Ao ouvir o outro, você permite que ele se dê conta da própria situação e, muitas vezes, da solução de seus problemas.
Empatia
O líder quando verdadeiramente ouve sua equipe está olhando para dentro dela, procurando compreender seus pontos de vista a partir das crenças daquelas pessoas. Neste momento existe o real esforço do exercício da empatia. E fazer disso uma prática diária é um desafio.
Paciência
Ouvir ativamente significa não interferir, significa exercitar a paciência. Você, enquanto liderança, se torna mais paciente e passa, inclusive, a se ouvir melhor. O ato de ouvir o outro, melhora a habilidade de ouvir a si mesmo. Por isso recomenda-se que você reaja e interfira quando convidado ou quando claramente for bem-vindo. Quando fizer uma intervenção, procure não voltar a questão para si mesmo. A escuta é sobre o outro, não você. Escutar bem é recolher-se um pouco, deixar o foco na outra pessoa. Envolve por isso mesmo muita concentração no que vem de fora, não no que está dentro de você.
Proximidade
Quando há escuta, o outro compartilha aspectos-chave sobre quem é e passa a reconhecer a conversa como válida. Muitos liderados, por vezes, reclamam que seus líderes não os conhecem ou não sabem o que é importante para suas equipes. É comum ouvirmos que elas não são ouvidas ou que não existe espaço para manifestarem seus desejos, preocupações, anseios etc. Em contrapartida, líderes relatam dar espaço para as pessoas falarem e trazerem suas questões.
Compreensão
Me pergunto se tal desencontro não tem a ver com a falta de conversas verdadeiras, na qual todos compreendam e validem a ocorrência de um diálogo significativo. Com a escuta ativa você deixa o outro menos só e aumenta o sentimento de estar sendo acolhido. Isso acontece porque a pessoa tem a oportunidade de dividir seus pensamentos, de clarificar e explorar coisas que importam para ela. Quando existe este compartilhamento, temos a chance de colocar em palavras e formular questões mais abstratas e subjetivas, o que auxilia na percepção de estar sendo compreendido. É uma forma de dar ao outro um feedback que vem através do olhar de quem os escuta.
Você, líder, crescendo junto com a sua equipe
Quando você aprofunda seu conhecimento sobre o outro, você aprende coisas novas. Não só porque está conhecendo outra pessoa, mas, como já mencionei, porque passa a conhecer melhor de si mesmo. Assim, ouvir ativamente não é um ato de puro altruísmo, é uma experiência de crescimento. Significa conhecer o que há de melhor tanto no outro quanto em você. O líder quando realmente escuta seu liderado, aumenta a própria inteligência e amplia sua capacidade emocional.
Agora, como um músculo, esta habilidade deve ser treinada, desenvolvida e praticada todos os dias.
O processo de falar e ao mesmo tempo ser ouvido e compreendido ajuda no sentimento de conexão, fundamental na motivação e na satisfação dentro do ambiente de trabalho. Quando conversas mais significativas acontecem, provocam este resultado. Pessoas mais contentes, produzem melhor, são mais eficazes. Ambientes mais saudáveis, no qual o diálogo é possível, permitem que as pessoas atinjam seu potencial mais facilmente.
Coloque em prática a Escuta Ativa
Para começar a prática desta habilidade, seguem algumas dicas:
- Procure não interromper, deixe a pessoa falar até o final
- Não “rebata” ou confronte mentalmente, nem verbalmente
- Não julgue, nem avalie
- Preste atenção no que está sendo dito, procure silenciar sua própria mente
- Mostre-se interessado pela pessoa que está na sua frente e seja curioso pelo que ela tem a dizer
- Faça perguntas melhores e prefira perguntas abertas: aquelas que começam com quem, o quê, quando, onde, por quê ou como. Quando você pergunta, você dá a chance do outro se expressar e compartilhar seus pensamentos e sentimentos, sua opinião. Algo realmente valorizado por todos os seres humanos
- Esteja aberto a compartilhar algo sobre você, que ajude nesta conexão, pois isso auxilia a desenvolver intimidade na relação com o outro
- Prepare-se para aprender novas formas de pensamento
- Esteja aberto ao diferente
Ouvir ativamente demanda prática e mudança na própria atitude. O desenvolvimento e a aquisição de novas habilidades podem ser endereçados em um processo de Coaching, por exemplo. Caso você, enquanto líder ou até mesmo como profissional de qualquer nível, entenda que este é um aspecto que vale a pena ser melhorado e precisa de apoio neste processo, procure conhecer o serviço que ofereço de Coaching de Carreira. Ou se a sua empresa busca desenvolver um grupo de profissionais em algumas habilidades comportamentais, conheça melhor o serviço de Coaching Empresarial.
De onde saíram essas ideias