Perfil LindedIn

Como usar o LinkedIn

Se o seu objetivo é usar uma rede social para alavancar a sua carreira, pode ter certeza de que o LinkedIn é uma ótima escolha. Como usar o LinkedIn, seus benefícios e como fazer um upgrade no seu perfil é o que vai encontrar neste artigo.

 O que você vai descobrir neste artigo:

Por que ter um BOM Perfil no LinkedIn é útil para você

O LinkedIn é a maior rede social profissional hoje, com 800 milhões de usuários entre profissionais, empresas e instituições. É onde você mostra toda a sua bagagem e trajetória de carreira. E onde os negócios também “se apresentam”. Soma-se a isso a importância que os relacionamentos profissionais têm no mundo dos negócios e você entende a sua verdadeira dimensão.

#1 Apresente-se como Profissional

No LinkedIn você mostra a sua trajetória profissional, detalhando suas experiências de trabalho, empresas e cargos ocupados. É uma plataforma em que as pessoas podem acompanhar o andar da sua história. Não interessa se você ainda não tem muitas experiências, vários empregos ou cargos para mostrar. Na medida em que você evolui profissionalmente, e com o tempo, isso vai aparecendo. Apresente-se com o que você possui no momento, nem que seja exibindo interesses e preferências por certos temas, conteúdos e empresas. Ter um perfil no LinkedIn fortalece a sua “marca” como profissional e é um jeito de aparecer para o mundo do trabalho. 

#2 Aumente a sua rede de conexões no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede que reúne milhões de profissionais, dos mais variados níveis, desde grandes executivos até quem está começando agora, como estudantes ou estagiários. Você tem a possibilidade de se conectar com muita gente e de acompanhar suas trajetórias e seus conteúdos. Você amplia o seu networking. Além de pessoas, você acompanha organizações, instituições e negócios e adquire a possibilidade de conhecê-las melhor. É uma forma de entrar em contato com suas culturas, valores e ideias diferentes. 

#3 Use as Publicações do LinkedIn para se Posicionar e Atualizar 

Com o recurso das publicações, as pessoas compartilham informações relevantes e interessantes, voltadas a contextos profissionais e de carreira. É uma boa fonte para você se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo dos negócios e até perceber novas tendências de carreira, por exemplo. É uma forma de aprender com outros profissionais e também de se posicionar, mostrando seus conhecimentos. Tanto as pessoas quanto as empresas interagem para trocar informações, criar relacionamentos e inclusive vender ou buscar serviços através das publicações.

#4 Encontre Emprego e Negócios no LinkedIn 

O LinkedIn está cheio de decisores, influenciadores e líderes de negócio, por isso serve também como uma rede para conectar negócio com negócio, ou seja, o B2B. Muitas empresas ou empreendedores conectam-se entre si através da plataforma e passam a oferecer seus produtos ou serviços. Bem como muitos profissionais se conectam com empresas e vice-versa. Para quem procura uma vaga ou oportunidade de trabalho, o LinkedIn é um dos melhores recursos porque coloca você em contato direto com quem as anuncia. Em contrapartida, as empresas conseguem chegar em pessoas com o perfil que estão buscando para seus projetos.

Se você está à procura de emprego, confira também as  dicas para montar o seu currículo e como se preparar para uma entrevista de emprego.

Guia rápido para Criar um Bom Perfil no LinkedIn

Se você entendeu o quanto estas questões contribuem para a sua carreira e ainda não tem um perfil no LinkedIn, não perca tempo. Confira aqui algumas dicas básicas de como montar o seu perfil. Caso você já tenha um, mas faz tempo que não mexe ou não atualiza, esse conteúdo também terá utilidade.

o que não pode faltar no seu perfil do LinkedIn: Nome, Contato, Foto, Título, Resumo do perfil, Histórico profissional, formação.

Nome

Tudo bem… é básico constar o seu nome. A dica aqui é para você cuidar com a grafia correta. Sempre revise para saber se você escreveu certo e não deixou alguma letra de fora. Na correria do dia a dia, tudo pode acontecer já que temos a tendência a não prestar atenção no óbvio, justamente porque estamos bem acostumados com ele.

Contato

O LinkedIn cria a URL do perfil que aparece no campo “informações de contato”. Este endereço pode ser personalizado e é recomendável que você crie o seu, colocando, por exemplo, o próprio nome porque facilita para outras pessoas gravarem ou buscarem você na rede. Sugiro ainda que, além da URL, você coloque outras formas de contato como por exemplo algum e-mail. Caso esteja buscando trabalho, o melhor mesmo é exibir seu telefone, pois recrutadores entrarão em contato com você mais facilmente. Para empreendedores ou donos de negócio, este campo é muito útil porque nele é possível disponibilizar site corporativo e outros links que julgar importantes para o seu negócio.

Foto

Perfis que geram maior credibilidade, são aqueles com foto, que mostram quem você é. Tenha cuidado com a qualidade e com o tipo de foto. Prefira as mais profissionais, que causem uma boa impressão de você. Ela deve ser, de preferência, com você sorrindo, olhando para a câmera, de frente ou levemente de lado, focando no seu rosto e passando um pouco dos ombros. Separamos alguns exemplos de fotos para para currículos que também são adequadas para o seu perfil do LinkedIn. Mas qualquer “google” que você der, procurando por fotos profissionais para o perfil do LinkedIn, encontrará esses modelos.

Título

É o campo de conteúdo que aparece logo abaixo do seu nome e ajuda a entender o que você faz. Geralmente é usado para destacar o seu cargo, a empresa em que está ou a área em que você atua. Algumas pessoas usam este campo de maneira mais criativa, com frases impactantes que mostram o seu propósito de carreira ou até realizações específicas. Recomendo, ao mesmo tempo, que seja fácil de entender e reconhecer. 

Quer ser original e não sabe bem como? Dá uma navegada no LinkedIn e procura saber o que as pessoas da sua área ou áreas afins estão colocando, sempre ajuda na inspiração de algo criativo. Lembrando que você pode alterar seu título sempre que quiser.

Título do perfil de LinkedIn

Resumo do Perfil

É um texto que fala sobre você. Não é à toa que o campo é identificado na plataforma como “Sobre”. Nele você coloca o resumo das experiências, áreas que atuou, competências que desenvolveu, conquistas e resultados significativos da sua trajetória. Escreva um texto claro, objetivo e que destaque aspectos importantes de quem você é como profissional. Explique os gaps ou as mudanças de carreira se necessário e deixe claro seus principais objetivos profissionais. 

RESUMO DO PERFIL 
DO LINKEDIN
O que colocar
É como você resume seus conhecimentos, experiências, habilidades e responsabilidades, além da sua formação e capacitação. Não deixe de colocar seus objetivos profissionais também.
Resuma o mais importante
É aquilo que você quer que saibam de você, da sua vida profissional e que seja rápido de acessar e de compreender.

Histórico Profissional

Você pode colocar todas as suas experiências ou as mais relevantes, não tem certo e errado aqui. Depende de como vai ficar, se ficar muito extenso talvez seja preferível escolher os últimos 10 a 15 anos. De qualquer forma, o importante será salientar suas principais responsabilidades, resultados ou conquistas. Não deixe em branco este conteúdo, principalmente nas experiências mais recentes. Especialmente se você estiver procurando vaga, será essencial os recrutadores ou empresas saberem com o que você esteve envolvido nos últimos anos. Explique o que você fazia em suas funções. 

Mantenha apenas o cargo e a empresa nas experiências de trabalho mais antigas, caso seu histórico fique muito grande. E lembre-se que no resumo você pode mencionar o que não apareceu de forma tão evidente na sua trajetória, ligando espaços de tempo, períodos sabáticos ou mudanças que não ficaram claras.

Formação

Informe a sua formação identificando curso e instituição de ensino. Lembre-se de colocar o ano de conclusão ou, caso ainda esteja cursando, a previsão de término. Este é um dos campos muito utilizados pelos recrutadores, portanto, certifique-se de incluí-lo em seu perfil. 

Cuide do seu perfil no LinkedIn

Quanto mais completo estiver o seu perfil, melhor, mais ele ficará em evidência. Não importa se você está empregado ou não ou se é empreendedor e tem seu próprio negócio. O LinkedIn é uma plataforma que conecta você com outros profissionais e outras empresas, potencializando sua rede de contatos. Possibilitando, portanto, que você se aproxime dos objetivos que tem para a sua carreira. 

Como qualquer rede social, quanto mais você usa e interage nela, maior fica a sua visibilidade. Acompanhe o que está acontecendo lá, fique ligado no que as pessoas estão discutindo e falando, mostre o que você pensa, produza conteúdo e procure por pessoas, segmentos e empresas que façam sentido para a suas escolhas profissionais. A plataforma entende quem você é e vai sugerindo conteúdos e conexões cada vez mais relevantes para a sua trajetória. 

PRINCIPAIS CUIDADOS COM O PERFIL DO LINKEDIN
Revise e revisite
Revise sempre as informações adicionadas para ver se não ficou nada de fora que você entenda ser fundamental. E revisite seu perfil de tempos  em tempos para atualizá-lo.
Ortografia
Cuide com a ortografia correta e com o uso de siglas. Quem não é da sua área pode não compreender o que significa.
Estética
Cuide do layout geral, ele precisa ser claro, objetivo e agradável de ler. Ao mesmo tempo o seu conteúdo precisa chamar atenção. Inspire-se em modelos que você tenha gostado.
Dedique tempo
Seu perfil é a sua apresentação, portanto, dedique tempo para construí-lo, atualizá-lo e enriquecê-lo.

Qual é o próximo passo da sua carreira?

Se você gostou deste conteúdo porque ele gera vontade de olhar para a sua carreira no sentido de entender como as suas experiências agregam para suas novas escolhas ou os seus próximos passos, procure um trabalho de Orientação Profissional e de Carreira

Amplie seu autoconhecimento, explore novas alternativas, planeje seus próximos passos e coloque ações em prática. Quer saber mais? Entre em contato para conhecer melhor esta consultoria personalizada.

×

Olá, Posso Ajudar?

Clique para iniciar uma conversa no WhatsApp

× Posso te ajudar?