A mentoria pode ser um processo natural e espontâneo gerado pela procura de um profissional por outro, no qual o mentor aceita dar a assistência solicitada. Esse movimento natural é baseado principalmente na admiração mútua. No entanto, existem outros tipos de mentoria, como por exemplo uma mais formal, que possui maior estrutura e organização e que pode ser designada por um terceiro. Geralmente a mentoria empresarial, promovida pelas empresas, tem um formato específico com regras e cronogramas de funcionamento.
A chamada mentoria empresarial ou corporativa é quando a empresa implementa este processo formalmente. Um dos principais objetivos é a troca de conhecimento entre quem tem mais experiência com outros profissionais em início de carreira, no qual o objetivo é acelerar o desenvolvimento destes últimos.
Nas organizações é possível que existam profissionais experientes que gostariam de compartilhar melhor seus aprendizados, principalmente com os novatos. Afinal, apoiar e ajudar outras pessoas pode ser fonte de satisfação e realização tanto pessoal quanto profissional. Sem contar que é uma forma de garantir que aprendizados e experiências circulem e sejam ampliados. Além disso, a existência de um programa de mentoria empresarial estruturado e organizado fortalece o engajamento entre as pessoas no ambiente corporativo, propiciando um clima mais favorável e aberto a novas ideias.
Vimos que com a mentoria as pessoas se tornam mais qualificadas a tomar decisões, uma vez que este processo potencializa o empoderamento e o desenvolvimento de novos talentos. Podemos considerar, inclusive, que a mentoria auxilia na formação de possíveis sucessores, mais alinhados e engajados com os propósitos e valores da empresa.
Outro resultado esperado de um programa de mentoria é que ele auxilia na apresentação de soluções dos problemas organizacionais, além de ajudar a lidar com as inquietações de carreira relatadas por profissionais-chave para o negócio.
É sabido que a mentoria possibilita aos mentorados maior clareza de suas habilidades e competências e proporciona aos mentores maior motivação e valorização de suas experiências profissionais. Por fim, ela estimula a autonomia em processos decisórios e gera, ao mesmo tempo, colaboração entre as pessoas.
Conheça todos os benefícios da mentoria para o mentorado.
O papel do mentor empresarial
Na mentoria empresarial, o mentor é aquele que traz a bagagem, a experiência e os aprendizados. No entanto, não é apenas conteúdo prático que ele ensina, ele também aconselha e estimula a reflexão. Por isso é importante que, além dos acertos, ele traga seus erros, sem receio de expor momentos de vulnerabilidade ou fragilidade.
Somados aos conhecimentos que compartilha, aos conselhos que dá e às reflexões que gera, o mentor apoia e dá suporte. Acredita na capacidade do seu mentorado. Respeita seu tempo de resposta e aprendizagem. O mentor possui verdadeiro interesse pelo mentorado, deve, portanto, escutá-lo com atenção e foco.
Para ajudar a criar uma verdadeira conexão com o mentorado e possibilitar trocas autênticas, o mentor deve também expressar quem é e em quê acredita. Ao fazer isso, o mentor permite com que o mentorado faça o mesmo, resultando no aumento de confiança entre eles. Um processo de mentoria não funciona sem este elemento da confiança.
Embora o mentor seja o principal responsável por trazer conhecimento para a relação com o mentorado, ele também aprende. Ao ser mentor você entra em contato com novas ideias e perspectivas que podem somar aos seus aprendizados até então, enriquecendo-os ainda mais. Por isso o mentor precisa igualmente estar aberto ao aprendizado, assim como o mentorado está. Ser mentor, amplia o seu próprio conhecimento.
Dicas para ser um bom mentor empresarial
Você se considera orientado para pessoas? Isto é, tem vontade de servir e acredita na sua capacidade de desenvolver outras pessoas? Saiba que assumir o papel de mentor significa tudo isso e ainda saber manter relacionamentos interpessoais. Entenda algumas iniciativas e atitudes que o auxiliarão a ser um bom mentor empresarial:
- escolher quem você irá mentorar é etapa fundamental para o sucesso do processo e deve ser feito com cuidado – escolha alguém ético, confiável, com iniciativa e disposição para aprender, com quem possa ter uma relação aberta e recíproca;
- procure conhecer o mentorado, valorizá-lo pelo que ele é e pela história que construiu até então, dando-lhe o devido valor;
- interesse-se genuinamente pelo desenvolvimento do seu mentorado;
- nunca julgue o seu mentorado;
- construa uma relação segura e de confiança, baseada no respeito, cuidado e empatia;
- estimule-o a falar sobre seus medos e anseios porque isso ajuda a esclarecer seus objetivos profissionais;
- não se preocupe em ter todas as respostas, seja sincero com ele e com você mesmo, neste processo você também aprende;
- amplie o conhecimento de seu mentorado não apenas expondo suas próprias experiências e aprendizados, mas indicando fontes de conhecimento alternativas com as quais ele poderá entrar em contato;
- compartilhe informações, ofereça feedback, sugira atividades para o alcance de seus objetivos;
- sirva como modelo e auxilie na aquisição de atitudes, valores e comportamentos desejados pelo mentorado, apontando condutas profissionais de sucesso, não apenas as suas, mas de outros profissionais;
- estimule reflexões e desenvolva conexões mais profundas de pensamento e ideias, isso resulta em soluções para os problemas e situações do mentorado, e ao mesmo tempo o conduzem à autonomia;
- seja um facilitador para a carreira de seu mentorado, use sua rede de networking para colocá-lo em contato com pessoas certas, de acordo com objetivos específicos e, claro, no momento adequado;
- sendo possível estabeleça ao mentorado tarefas e participação em projetos específicos, que auxiliarão movimentações e reconhecimento na carreira. O mentor pode oferecer oportunidades para novos projetos e situações que desafiem adequadamente a capacidade do mentorado, contribuindo e acelerando o seu desenvolvimento;
- por fim, mas não menos importante, assegure-se de abrir espaço em sua agenda para um processo como este.
Benefícios para o mentor empresarial
À primeira vista podemos entender que os benefícios são apenas para o mentorado, uma vez que é dele que se espera a iniciativa e o start do processo. Afinal, ele é o principal interessado porque é quem precisa de auxílio. Entretanto, existem diversas vantagens para quem se dispõe e se interessa em ser um mentor. Receber de outra pessoa novos olhares com novos níveis de energia pode ser extremamente revigorante para quem, de repente, já passou por muitas situações. É possível que o mentorado questione o status quo ao buscar entender o porquê das coisas, o que incrementa ainda mais as reflexões de ambos os profissionais. Aquele que tem ainda pouco conhecimento é quem traz o brilho no olho e uma vontade contagiante de fazer acontecer. Outros benefícios com os quais o mentor pode se deparar são:
- oportunidade de evoluir ainda mais com a ampliação de seu aprendizado;
- aumento das habilidades sociais como escuta, apoio, paciência, transparência, autenticidade, imparcialidade, entre outras;
- autorrealização já que ao apoiarmos outras pessoas nos sentimos gratificados e satisfeitos;
- ampliação da autoestima porque se percebe o quanto a própria contribuição ajuda o outro;
- perpetua-se o próprio conhecimento e aprendizagem;
- expansão de seu networking, afinal, o mentorado significa uma nova conexão para sua rede;
- aumento do próprio reconhecimento dentro da sua organização;
- você contribui com futuras promoções na companhia e com o processo sucessório interno;
- ao auxiliar na formação de outro profissional contribui-se para a sociedade.
A mentoria empresarial traz inúmeros benefícios. Não apenas o mentorado colhe frutos deste processo e se desenvolve, como também o mentor obtém vários ganhos e, de certa forma, também aumenta seu nível de desenvolvimento. Ao final, quem percebe resultados positivos ao ter mentores e mentorados sendo desenvolvidos é a própria empresa.
Interessou-se pelo tema? Deseja ampliar habilidades e capacidades das pessoas dentro da sua organização para atuarem como mentores, além de garantir a expansão do conhecimento interno? Que tal pensarmos juntos em um Programa de Mentores para a sua empresa? Conheça este serviço e faça contato para conversarmos melhor.
De onde vieram estas ideias:
- OLIVEIRA, Sidnei. Mentoria. Editora Integrare, 2015.
- BLANCHARD, Ken & DIAZ-ORTIZ, Claire. Mentor-Minuto: Como encontrar e trabalhar com um mentor e as vantagens deste relacionamento. Editoria Best Business, 2018.
- RONSONI, M. & GUARESCHI, J. Mentoria organizacional: manual de implantação de programa interno. Primavera Editorial. 2018.