protagonismo no trabalho, profissional protagonista, mulher conduzindo uam reunião de trabalho em ambiente corporativo

Protagonismo no trabalho: A Sua Próxima Evolução

Em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo, a figura do profissional protagonista é essencial. Uma pessoa com esta característica define seus próprios objetivos, conduzindo os rumos da sua trajetória profissional. Assim, o indivíduo toma posse da própria vida e das próprias escolhas. 

O protagonismo torna os indivíduos mais conscientes do papel de transformar a sua realidade. Entretanto, para ser protagonista uma pessoa deve ter autoconhecimento, habilidade de se relacionar, ter capacidade de aprender e de ser criativa. Além disso, tem que enfrentar medos e desafios e estar aberta para aprender a partir dos sucessos e dos fracassos. 

Alguém assim não se conforma com a situação e mostra atitude para mudá-la. O que requer também algum planejamento para realizar mudanças. 

O que é protagonismo? 

Protagonismo significa autonomia para tomar suas próprias decisões e assumir responsabilidade por suas consequências. 

Origem do termo protagonista

Protagonismo: O termo surgiu no teatro grego onde Prótos significa primeiro, Agon refere-se a luta, disputa, exposição e Agonistès é ator, lutador, aquele que se expõe. No teatro, o  protagonista está no centro da história, ele atua e age, resolvendo os conflitos.

O que define um protagonista

Poder de Escolha: 

A principal característica do protagonista é que ele assume que pode escolher. Ou seja, assume a responsabilidade de fazer escolhas. Ao reconhecer tal responsabilidade, deseja aprender a fazer da melhor forma possível. Portanto, é aquele que quer fazer escolhas bem-feitas.

Busca pela Solução: 

No trabalho, diante de qualquer dificuldade ou desafio, pessoas com perfil protagonista começam buscando informações que os levem a uma compreensão maior sobre o que está acontecendo no contexto. É quem vai, por exemplo, se reunir com outras pessoas que possam ajudar a encontrar saídas para a situação desafiadora. Ao fazer isso, o profissional escolhe agir e transformar a sua realidade. Ou pelo menos é quem escolhe influenciar de alguma forma, mesmo que não tenha a responsabilidade sozinho de ajustar a questão. 

“O profissional protagonista faz a diferença e provoca mudanças.”

Assume a responsabilidade:

Outra característica do protagonista é que ele assume a responsabilidade pelas consequências de suas ações. O protagonista sempre está onde se coloca.

No trabalho, por exemplo, é o profissional que entende que a carreira é sua responsabilidade e que o futuro da sua carreira está em suas próprias mãos. O protagonista cuida, entende e gere o próprio caminho profissional. 

Protagonismo significa empoderamento, pois ele escolhe e assume as consequências de suas ações. 

👉Leia sobre como fazer a autogestão de sua carreira.

Aprendizado:

Outra característica do protagonista é que ele aprende a partir de suas escolhas e das consequências que elas apresentam. Então, no protagonismo não existem fracassos e sim oportunidade de aprendizado, ou seja, há sempre uma oportunidade de se aprimorar.

É uma ótima atitude no trabalho, pois este profissional enxerga no erro uma chance de traçar novas estratégias para atingir resultados melhores. É quem entende os tropeços como oportunidades e, desta forma, segue constantemente evoluindo.Descubra também: Que tipo de pessoa você é no trabalho?

O protagonista da própria carreira

Ser protagonista em relação a sua trajetória profissional é ir atrás de capacitação, pensando não só em se aprimorar para o presente, como também para seu futuro. Desenvolver-se para o que se deseja fazer depois.

Este perfil profissional costuma fazer uma análise profunda sobre o que precisa melhorar. É investigativo e vai atrás de respostas para as dúvidas que têm sobre si mesmo, assim entende cada vez mais as próprias características. Nesse sentido, é quem sabe pedir ajuda de outras pessoas para enxergar o que talvez não consiga ver.

Sabe aquelas pessoas que elaboram um plano de ação para a própria carreira? São protagonistas, porque eles procuraram planejar e colocar em prática todas as melhorias necessárias. 

Veja alguns exemplos de ações planejadas por protagonistas: 

O que significa ser protagonista no trabalho

A importância de assumir responsabilidades

Responsabilidade pode ser compreendida como a habilidade de responder. 

E quanto mais o profissional desenvolve esta habilidade, melhor ele consegue responder às complexas situações. Ou seja, a sua capacidade de lidar com contextos mais difíceis, aumenta. E, ao ampliarmos a nossa competência de responder a situações complexas, evoluímos enquanto profissionais. Ao seguirmos evoluindo, aumentamos nossas possibilidades de carreira e, assim, ela avança. 

Saber lidar com questões mais complexas e acelerar o crescimento, isso vale tanto para  profissionais, quanto para equipes e empresas. 

Significa que o protagonista está fora da sua zona de conforto, porque está sempre buscando aprender algo novo, diferente do que já domina. Essas atitudes, portanto, provocam a sua evolução. 

Quer falar mais sobre sua carreira ou sobre o desenvolvimento de competências como protagonismo, entre em contato para conversarmos, tenho certeza que uma consultoria personalizada como a Orientação profissional e de carreira ou o Coaching de Carreira contribuirão para a sua trajetória.

De onde saíram essas ideias

  • ANDRADE, SUSANNE. Líder protagonista – uma nova atitude na agilidade. Os 7 passos para conquistar a transformação digital nas empresas e ter resultados pessoais e na carreira. Editora Gente, 2022.
  • TAYLOR, CAROLYN. Accountability no trabalho – como comprometer-se, cumprir o prometido. Editora Labrador, 2021.
  • SZNELWAR, LAERTE. Quando trabalhar é ser protagonista e o protagonismo no trabalho. Editora Edgard Blucher, 2015.
×

Olá, Posso Ajudar?

Clique para iniciar uma conversa no WhatsApp

× Posso te ajudar?