Líderes engajados e engajadores, que inspiram, fortalecem e conectam pessoas, colaboram para um ambiente de saúde, felicidade, produtividade e prosperidade, trazendo resultados positivos para as empresas. Como criar ambientes saudáveis para as pessoas e prósperos para as empresas é o que você vai descobrir neste artigo.
O que você vai descobrir neste artigo:
Exaustão versus Bem-Estar das Pessoas
O papel da liderança no ambiente de trabalho
Como um Líder pode Engajar sua Equipe
O seu próximo passo: Como Desenvolver Líderes que Engajam
Exaustão versus Bem-Estar das Pessoas
No trabalho existem demandas que consomem a nossa energia – aspectos físicos, sociais ou até organizacionais que requerem nosso esforço. Podemos, por exemplo, não ter as ferramentas adequadas para a tarefa, enfrentar conflitos interpessoais no trabalho, sentir dificuldade com o nível de complexidade das atividades e ter prazos apertados.
Após atender estas demandas, precisamos recuperar a energia investida nelas. O problema é que quando gastamos mais energia do que a recuperamos, ficamos com um saldo negativo e isso significa desgaste. Quando isso acontece o resultado é a exaustão e o adoecimento.
A forma de recuperarmos a energia dispendida diante das demandas de trabalho é por meio dos recursos que também são aspectos físicos, sociais e organizacionais. Os recursos ajudam a equilibrar as demandas e a deixar um saldo positivo, ao invés de negativo.
Exemplos de Recursos:
- adequada disponibilização de instrumentos e ferramentas de trabalho,
- ambiente harmonioso e de colaboração entre as pessoas,
- apoio da liderança na execução de tarefas complexas,
- planejamento adequado dos prazos para as tarefas,
- grau de autonomia do profissional para executar determinada atividade, entre outras.
Nesta matemática soma-se também o grau de engajamento que temos com o nosso trabalho porque quando existe este elemento, existe maior nível de energia sendo colocada no ambiente através do entusiasmo, do bem-estar e da felicidade. Assim, os recursos de trabalho, por meio do engajamento, levam a um resultado melhor, mais positivo.
E diante deste cenário, onde fica o papel do líder?
O papel da liderança no ambiente de trabalho
Espera-se que o líder equilibre as demandas e os recursos de trabalho de sua equipe de uma tal forma que mantenha as pessoas saudáveis, motivadas e produtivas, portanto, engajadas. O engajamento no trabalho geralmente acontece quando as pessoas satisfazem suas necessidades por autonomia, competência e relacionamento.
O líder precisa estar atento se as demandas não estão sendo maiores do que os recursos de trabalho. Precisa ter consciência dos fatores físicos, sociais e organizacionais do ambiente.
As pessoas possuem os instrumentos e ferramentas necessárias para realizarem suas atividades?
Como está o nível de colaboração entre elas?
Possuem autonomia para tomarem certas decisões?
As metas e prazos são factíveis?
Além de prestar atenção nestas questões, o olhar do líder deve estar na direção do grau de engajamento de seu time.
É um time entusiasmado? Alegre? Produtivo?
Quando deixam de perceber isso, é preciso tomar ações para devolver a energia necessária ao time.
Como um Líder pode Engajar sua Equipe
Ao inspirar, fortalecer e conectar as pessoas, os líderes conseguem satisfazer as necessidades de autonomia, competência e relacionamento citadas mais acima.
Líderes que engajam são aqueles que:
- INSPIRAM – entusiasmam as pessoas por sua visão e planos e por fazê-las sentir que estão contribuindo com algo importante;
- FORTALECEM – dão liberdade às pessoas ao mesmo tempo que delegam tarefas e as responsabilizam por elas;
- CONECTAM – incentivam a colaboração e promovem o espírito de equipe.
Quando as pessoas são inspiradas por líderes que mostram que elas possuem uma importante contribuição no trabalho, elas passam a reconhecer o próprio valor.
“Eu posso contribuir de forma significativa para este projeto ou atividade”.
Quando as pessoas são fortalecidas por líderes que delegam atividades desafiadoras e passam as devidas responsabilidades, elas se sentem mais competentes.
“Sim, eu posso dar conta disso”.
E quando as pessoas estão conectadas umas com as outras porque o líder encoraja a contribuição entre elas, isso aumenta o sentimento de pertencimento àquele grupo.
“Eu me sinto à vontade nesse time”.
Bons líderes criam um ambiente que gera o engajamento das pessoas, evitando o surgimento de fatores que podem levar, por exemplo, ao Burnout – síndrome do esgotamento profissional.
Líderes engajados e engajadores que inspiram, fortalecem e conectam pessoas, colaboram para um ambiente de prosperidade e, portanto, de resultados positivos para o negócio. Por isso, promover a liderança engajadora é extremamente recomendável às empresas.
Leia também A Importância das Soft Skills para Líderes
O seu próximo passo: Como Desenvolver Líderes que Engajam
Se o seu negócio está em busca de desenvolver líderes capazes de criar ambientes saudáveis e altamente produtivos, recomendo o serviço de Coaching Empresarial, assim como a elaboração de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Entre em contato e vamos em busca desse objetivo!
De onde saíram essas ideias
- Schaufeli, W. B. (2015). Engaging leadership in the job demands-resources model. The Career Development International, 20(5), 446–463. https://doi.org/10.1108/CDI-02-2015-0025
- SCHAUFELI, WB; TARIS, TW. A Critical Review of the Job Demands-Resources Model: Implications for Improving Work and Health. In: G.F. Bauer and O. Hämmig, Bridging Occupational, Organizational and Public Health: A Transdisciplinary Approach. Netherlands: Springer Science, Business Media Dordrecht, 2014, cap 4. DOI 10.1007/978-94-007-5640- 3_4
- Netherlands: Springer Science, Business Media Dordrecht, 2014, cap 4. DOI 10.1007/978-94-007-5640- 3_4
Pingback: Estresse e Esgotamento no Trabalho: Causas e Sintomas