Para entender o que fará diferença nas empresas em 2026, é essencial reconhecer que os fatores que atraem profissionais para uma organização não são os mesmos que os mantêm nela. A pesquisa State of Career Report, do Manpower Group, reforça essa diferença: o que atrai versus o que retêm os talentos ao longo do tempo.
O que os Profissionais priorizarão em 2026 ao escolher uma empresa para trabalhar
Em 2026, os profissionais priorizarão propósito, flexibilidade, crescimento e conexão. Isso tudo traduzido em ambientes de trabalho emocionalmente seguros, culturas transparentes e oportunidades reais de crescimento contínuo.
Mais do que salário, as pessoas buscarão coerência da liderança e impacto no trabalho. A remuneração continua sendo um fator de atração, assim como a reputação da marca e/ou benefícios, mas ela é diferente dos fatores que fazem com que as pessoas permaneçam neste local.
Retenção de Talentos 2026: O Papel da Liderança e do Engajamento
Para 2026, será essencial que as lideranças se aproximem de suas equipes e as escutem. É preciso compreender o que realmente motiva os colaboradores a permanecerem na empresa. A discrepância é notável entre a percepção dos líderes e a realidade das suas equipes. Para se ter uma ideia, o Manpower Group aponta que 63% dos líderes acreditam que seus colaboradores estão engajados, enquanto apenas 41% das pessoas se dizem de fato engajadas no trabalho.
Segundo a pesquisa, o que mantém profissionais engajados está diretamente ligado a fit cultural, carreira, possibilidade de desenvolvimento dentro da organização e enxergar futuro nela. Na América Latina, a questão da carreira é ainda mais relevante: as pessoas valorizam probabilidade de sucesso, oportunidades de crescimento e avanço profissional.
Como manter equipes engajadas e produtivas em 2026
Identificar o que realmente importa para os colaboradores será decisivo para manter um time motivado e conectado às necessidades do negócio. Os dois fatores com maior impacto no engajamento são:
- Fit Cultural (experiência do dia a dia): alinhamento entre os valores pessoais e a cultura da empresa.
- Carreira (experiência de longo prazo): clareza sobre crescimento, desenvolvimento e futuro na organização.
Quando as empresas diferenciam o que atrai profissionais daquilo que os mantém engajados, elas passam a ter condições reais de estruturar estratégias de retenção de talentos. Investir na experiência do colaborador, significa ir além de benefícios financeiros e modelos flexíveis de trabalho – elementos que, segundo a pesquisa, ajudam a atrair, mas não garantem a permanência.
Prioridades para as empresas e lideranças em 2026
Pensar nas prioridades para as empresas e lideranças em 2026 significa direcionar as táticas de experiência do colaborador para frentes mais estratégicas e consistentes, como:
- Avaliar com cuidado o fit cultural: competências técnicas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, enquanto o alinhamento de valores é consideravelmente mais difícil de construir. Procure trazer profissionais alinhados com os valores da sua empresa.
- Priorizar o potencial dos colaboradores, e não apenas o desempenho: adote uma visão mais sistêmica sobre a gestão de pessoas e sobre o capital humano do seu negócio, analisando, por exemplo, quem cresce dentro da empresa, quem permanece, quais áreas apresentam maior retenção de talentos e onde estão concentradas as maiores perdas.
- Usar dados como aliados nas decisões estratégicas de pessoas: informações bem analisadas fortalecem a tomada de decisão, reduzem “achismos” e contribuem para uma liderança mais preparada para os desafios de 2026, bem como para a tomada de decisão mais assertiva.
- Disponibilizar diferentes caminhos de carreiras: como a sua empresa incentiva as pessoas a crescerem? Ter transparência de oportunidades ajuda a manter os talentos com você.
- Oferecer coaching e mentoring: adote práticas e métodos que estimulem e ajudem as pessoas a liberarem todo o seu potencial, explorando as habilidades mais fortes do time.
- Desenvolver treinamentos e avaliações: ofereça programas de desenvolvimento contínuo, mensure o desempenho e as entregas.
- Manter a liderança orientada ao desenvolvimento: estimular a equipe de líderes a se preocupar com a evolução das pessoas.
Tudo isso fortalece o senso de pertencimento e reduz o turnover.
Conclusão: o papel da escuta ativa na retenção de talentos
Reter talentos passa, cada vez mais, pela capacidade de escuta ativa das lideranças, aproximando-as das pessoas que fazem o dia a dia do negócio possível! Entenda:
- por que elas escolheram a empresa no início,
- por que permanecem,
- o que fará diferença para que continuem ali.
Uma pergunta essencial para toda liderança é: o que atrai as pessoas para o seu negócio e o que faz com que elas permaneçam nele?

Conheça as nossas soluções de consultoria em recursos humanos sob medida que podem apoiar sua empresa na retenção de talentos em 2026.







