Desenvolvimento e autoconhecimento são ingredientes chaves no mundo VUCA e BANI, como já veremos. Além de ser uma exigência do contexto em que vivemos, o desenvolvimento constante também contribui para a qualidade de vida e produtividade profissional. E o conhecimento é um elemento da autenticidade pessoal, aumentando a nossa felicidade genuína.
O mundo em mudança, o que é VUCA e BANI?
Não é de hoje que o conceito de mundo VUCA apareceu, na verdade sua origem aconteceu entre as décadas de 80/90, e surgiu como uma tentativa de explicar a imprevisibilidade, incerteza e insegurança das coisas, principalmente do mercado, devido ao contexto da Guerra Fria vividos na época. Características estas que passaram a existir desde então. Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade) são os significados do termo.
Mais recentemente a definição do mundo em que vivemos, com os avanços tecnológicos e digitais, internet das coisas, pandemia, etc, fez com que revisitássemos o conceito e passássemos a adotar uma atualização deste. Surgiu o acrônimo BANI, sugerido pelo antropólogo Jamais Cascio, para explicar o atual contexto: Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível).
A exigência pelo desenvolvimento constante
A partir destes conceitos novas exigências em termos de comportamento foram surgindo como uma necessidade, o que implica no desenvolvimento constante das pessoas. Este desenvolvimento significa estar em contínuo aprendizado para adaptar-se às mudanças do ambiente. Desconheço, no entanto, qualquer processo de desenvolvimento que não comece com o autoconhecimento. Significa estar ciente das próprias potencialidades e limitações. É o exercício da observação das habilidades e competências, mas também dos sentimentos e emoções. Procurar entender o porquê das próprias reações comportamentais observando e percebendo o que se sente/pensa, é um passo em direção ao autoconhecimento.
Autoconhecimento como ingrediente da Autenticidade
Conhecer e reconhecer as próprias potências, assim como limites gera segurança e autoconfiança permite a autenticidade.
Maria Campos Varnieri
A autenticidade influencia diretamente o tipo de relação que estabelecemos com os outros. Segundo Fela Moscovici, a interação humana é complexa e permanente, manifestando-se através de comportamentos, comunicação verbal ou não, pensamentos e sentimentos. Destas interações surgem os relacionamentos interpessoais, elemento presente em todos os ambientes em que estamos. Existe uma frase desta psicóloga que, para mim, possui um significado muito importante:
Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: eu e outro(s)
Fela Moscovici
Desenvolvimento, Produtividade e Qualidade de Vida
Entendo que é preciso me conhecer, para conhecer o impacto que causo no(s) outro(s) e como tal impacto influencia a forma como me relaciono. O tipo de relacionamento que estabeleço com as pessoas pode facilitar ou dificultar a atividade que estou fazendo e o atingimento do resultado que espero. Além disso, a qualidade destas relações possui ligação direta não apenas com a minha produtividade, mas com o meu bem-estar e satisfação pessoal e profissional. Ainda segundo Fela, a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações, de lidar com as outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.
Assim o desenvolvimento não serve apenas como uma forma de se adaptar às exigências de um contexto, mas também é importante para a qualidade de vida que se pretende atingir. Por qualidade de vida quero dizer estar feliz com o que se faz, sentir-se realizado pessoalmente e profissionalmente. Entendo, claro, que não nos sentimos assim 100% do tempo, no entanto, se pudermos estar contentes pelo menos na maior parte do tempo, levaremos a vida de forma mais leve.
E aí, como está seu nível de desenvolvimento e de autoconhecimento? Que tal começar a pensar nisso para aumentar seu nível de satisfação pessoal e profissional?
De onde saíram essas ideias / referências
- CASCIO, Jamais. Facing the Age of Chaos. Disponível em https://medium.com/@cascio/facing-the-age-of-chaos-b00687b1f51d. Acesso em 12 de setembro de 2022.
- MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
Pingback: Como o Capital humano Aumenta a sua Riqueza | Carreira
Pingback: A Liderança Transformacional leva sua carreira muito mais longe
Pingback: OPC e Job Crafting para ter mais satisfação profissional
Pingback: Estresse e Esgotamento no Trabalho: Causas e Sintomas
Pingback: 6 Causas da Transição de Carreira: O que faz Você Mudar
Pingback: Crescimento Profissional com Orientação Profissional e de Carreira
Pingback: Transição de carreira: como fazer com Orientação Profissional
Pingback: 5 Prioridades para a Retenção de Talentos 2024
Pingback: Ikigai: Propósito e Carreira Podem Andar Juntos!
Pingback: Protagonismo no trabalho é Transformar a própria Realidade!